Fez o primeiro golo português da edição inaugural do Mundial, na 50ª internacionalização A e já pensa no adversário que se segue
Depois de dormir sobre a vitória frente à Tanzânia (10-0), na estreia no Grupo C do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a Seleção Nacional A voltou ao trabalho, na manhã desta segunda-feira, no pavilhão Ninoy Aquino, em Pasig, na área metropolitana de Manila, com o Japão na mira. Portugal volta à quadra na quarta-feira, às 07h30 de Portugal Continental e é nesse objetivo que o coletivo orientado por Luís Conceição está concentrado. A garantia foi deixada por Maria Pereira, 29 anos, ala do SL Benfica, autora do primeiro golo nacional na edição inaugural do torneio da FIFA, na partida em que completou 50 internacionalizações A: "O jogo com o Japão não será igual ao da Tanzânia."
Desafio carregado de simbolismo, "o primeiro jogo do Mundial" com que várias gerações sonharam, ficou guardado como uma "sensação única" para as atletas portuguesas, nas Filipinas. "Estivemos todas aqui a desfrutar do momento, mas conscientes de que é o primeiro de muitos, se queremos chegar à final, portanto, é desfrutar, com o foco no trabalho, sempre", recordou Maria Pereira, autora de um golo que, tal como afirmou no calor do jogo, continua a sentir como uma proeza de toda a equipa. "Individualmente, fica feita a história, mas o foco é coletivo, podia ter sido outra pessoa a fazer o golo. Fui eu, felizmente, fica para a história, pronto", atirou, a propósito do 1-0, na tarde da goleada à Tanzânia.
Diferente é a leitura do outro número que a liga a esta partida, correspondente à 50ª internacionalização A. Nesta área, Maria Pereira assume o orgulho de vestir a camisola das quinas: "Fico muito feliz, é uma honra tremenda representar Portugal, e ainda mais no Mundial, no palco dos sonhos. É a continuação de um trabalho árduo, mas fico muito feliz, mesmo, por representar Portugal".
Esse sentimento é a base da Seleção Nacional A, que despertou a preparar-se para o Japão, adversário com experiência e qualidade, cujo futsal está num patamar de desenvolvimento distinto do das primeiras adversárias na prova. "Sabemos que é uma equipa mais organizada. Individualmente, tem jogadoras muito boas", avisou a ala do SL Benfica, a apelar à memória da quadra: "Já jogámos contra elas, no torneio de Fafe, sabemos que não vai ser um jogo nada fácil, mas temos dois treinos e o foco é sempre trabalhar para mais. Temos noção de que o Japão não nos vai dar o jogo barato, temos de trabalhar e concentrar-nos no objetivo, que é ganhar os três pontos".
A entrada sólida no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, com dez golos marcados por outras tantas protagonistas, deu um impulso importante a Portugal, um coletivo consciente da iminência de um desafio de características totalmente diferente, com a ambição a postos: "Acima de tudo, deu para ter essa confiança, mas, conscientes de que o jogo com o Japão não será igual ao da Tanzânia. Vai ser um jogo completamente diferente, mas estamos conscientes do que temos de fazer".
Terminada a primeira ronda do Grupo C, Portugal lidera, com três pontos, tantos como os que soma o Japão, depois de vencer a Nova Zelândia, por 6-0. A Tanzânia ocupa a última posição.
MEDIA GUIDE
Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o MEDIA GUIDE para mais informações:
Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
* Não está inscrita.
Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
24 de novembro
11h30 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
18h30 – Treino complementar (ginásio)
25 de novembro
16h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão (07h30 em Portugal continental)
27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)
28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal (06h30 em Portugal continental)
30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.