Fifó: “É um palco extraordinário”

Futsal Fem. - Seleção A

Seleção Nacional A feminina de futsal treinou pela primeira vez no PhilSports Arena, onde disputará o primeiro Mundial da história da modalidade

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional A Feminina de Futsal realizou, esta quinta-feira, o primeiro treino no PhilSports Arena, em Pasig, na área metropolitana de Manila, palco do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, que arranca já amanhã. Integrado no Grupo C, Portugal inicia a competição frente à Tanzânia, no domingo, às 6h30 da manhã de Lisboa, e, e fez hoje a sessão oficial de adaptação à quadra onde se jogará um torneio histórico para a modalidade. Seguem-se os encontros com o Japão, no dia 26 de novembro, e com a Nova Zelândia, três dias depois. A manhã ficou marcada por um "sentimento diferente", admitiu Fifó, 25 anos, ala do SL Benfica, em declarações ao Canal 11.

"Estávamos todas muito ansiosas por que isto começasse. Está a aproximar-se a parte boa, de que mais gostamos, que são os jogos, mas, hoje foi, sem dúvida, um sentimento diferente, o de pisar aquele palco que todas - e muitas que não estão cá - desejavam. Não há nada melhor do que estar nestes grandes palcos e conseguir elevar o futsal feminino e, principalmente, o futsal português ao topo mundial. Estamos aqui para isso", declarou, rendida ao ambiente do PhilSports Arena, onde se ultimam os detalhes para o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. "Quase todas as que estão aqui já jogaram em palcos grandes, mas, acaba sempre por ser uma novidade para toda a gente, no sentido em que nunca sabemos como serão; depois de entrarmos neles, cada palco passa-nos uma mensagem, uma sensação diferente", explicou. Este onde, em breve, Portugal defronta a Tanzânia, é "extraordinário": "Se Deus quiser, haverá muita felicidade lá dentro", antecipou.

Uma semana depois de ter partido de Portugal a equipa orientada pelo Selecionador Nacional Luís Conceição tem "continuado o percurso" traçado pelo sonho de ir longe na prova. "Estamos a afinar o que falta para estarmos melhor preparadas para pôr tudo em prática, nos jogos", resumiu Fifó. Estes dias ficaram marcados pela lesão de Raquel Santos e a chamada de Marta Teixeira. A contrariedade da companheira de equipa dá ainda mais força ao coletivo. "Acaba sempre por ser uma situação triste, mais propriamente para a Raquel, mas nós, enquanto atletas e enquanto grupo, também ficámos muito tristes", comentou, com uma garantia: "Seguimos fortes, unidas, e transmitimos-lhe toda a confiança para ter coragem. Neste momento, estamos aqui por nós e também por ela". "Vamos tentar dar o melhor", sublinhou, com um ingrediente extra a temperar a ansiedade boa que separa a Seleção Nacional A do início do primeiro Mundial da história: "Nestas competições, o nervosismo acaba por vir ao de cima, um bocadinho. Temos de saber controlar isso. É um nervosismo bom. Esta responsabilidade, esta pressão, acabam por ser boas. Se estamos nestes palcos, é porque temos qualidade para isso. Agora, só temos de desfrutar daquilo que mais gostamos de fazer, que é jogar futsal e conseguir, jogo a jogo, vitórias".

Um marco para a história

Para lá das sensações da contagem decrescente para o pontapé de saída, a estreia no PhilSports Arena foi assinalada pela organização, com uma recordação. A capitã da equipa de Portugal, Ana Azevedo, recebeu uma placa que evoca a presença da Seleção Nacional A feminina de futsal entre as representantes de 16 países que disputarão esta prova pioneira da FIFA.

 

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

20 de novembro
11h15 - Roda de imprensa (PhilSport Arena)
11h30 - Treino oficial (PhilSport Arena)

21 de novembro
11h15 – Treino aberto 15' à Comunicação Social (Ninoy Aquino Stadium)
13h00 - Roda de imprensa (Hotel Crowne Plaza Manila Galleria)
18h30 – Treino complementar (ginásio)

22 de novembro
15h30 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)

23 de novembro
14h30 – Portugal-Tanzânia (PhilSports Arena)

24 de novembro
11h15 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
18h30 – Treino complementar (ginásio)

25 de novembro
16h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)

26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão

27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)

28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal

30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;
;
20 de Novembro 2025
Foto

FPF/Hernâni Pereira

Notícias