CRISTIANO RONALDO: “Fechar qualificação muito boa”

Seleção A

Desejo manifestado pelo capitão na conferência antes do jogo com a Irlanda

Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas na conferência oficial de lançamento do Irlanda-Portugal.

No auditório do Arena Dublin, palco do encontro desta quinta-feira a contar para a fase de qualificação do Campeonato da Europa, o capitão da Seleção respondeu às questões da imprensa portuguesa e irlandesa.

A conferência começou por uma recordação: foi na Irlanda que Portugal iniciou a sua campanha no Euro 1996 que disputou em Inglaterra.

"É uma boa história, é bom sinal. Espero bem que sim. Sabemos que amanhã é um jogo, não é decisivo, mas é como se fosse porque sabemos que se ganharmos estamos qualificados. Queremos qualificar-nos já amanhã. A equipa está bem. Sabemos que vai ser um jogo complicado contra uma equipa bastante física. Uma equipa que vai fazer um jogo praticamente igual ao que fez em Lisboa. Estamos preparados. É uma oportunidade única e vamos estar preparados"

Sobre o seu momento, Cristiano Ronaldo afirmou:

"Estou muito feliz, estou a viver um momento bom, na 'era' Martínez. Estamos bem. Amanhã podemos fechar uma qualificação muito boa, na minha maneira de ver, e estamos muito positivos em relação a isso."

Depois, um sonho… pelo menos de um jornalista:

"Andas a ver muitos filmes, isso era demasiado perfeito. Voltando à realidade, todos estes dados que tu disseste deixam-me feliz, obviamente. Uma seleção nunca depende de um só jogador, mas são dados interessantes e bons. Os dados do Mundial, o que disse foi dito, não quero voltar a repetir, os golos são sempre bons de se marcar. Quero jogar este próximo Mundial, se não… não estava aqui. Mas passo a passo. Se esses números, esse filme, se concretizasse, acabava a carreira em grande se fosse preciso."

Sobre a receção que terá no jogo, Cristiano observou:

"Obviamente que o Estádio vai assobiar-me amanhã, e espero que o façam, tira a pressão de outros jogadores. Sabemos que não se trata de um jogo decisivo, mas é quase, porque ganhando estamos no Mundial. Se há uma equipa constantemente a defender, a defender, é normal que o árbitro tente proteger o jogo. Eu acho que tem de prevalecer a qualidade do jogo, dos jogadores, e não dos outros pontos. Mas são simplesmente palavras. Espero que Portugal faça um grande jogo amanhã e que consiga apurar-se."

"Uma equipa que vai jogar com um bloco baixo, tal como fez em Lisboa, não acredito que vá pressionar Portugal lá cima. Vai ser o mesmo jogo. Vão jogar com os seus adeptos. Lançamentos que vão parecer cantos... Temos de estar preparados mental e fisicamente porque sabemos que vai ser uma batalha."

Relativamente à possibilidade de poder jogar o último Mundial em 2026:

"Ou não... O que eu disse, foi dito, e é de alguma forma verdade. O importante aqui é o foco para o jogo de amanhã. A seleção está cá para ganhar amanhã. É um jogo importante para o país, para os nossos jogadores. Se calhar nos próximos tempos darei mais uma entrevista para dizer o que eu penso do futebol. O importante agora é o jogo de amanhã."

Acerca do que ganhou e perdeu como jogador ao longo dos tempos, a análise de Cristiano foi esta:

"Marcar golos, a meu ver, é a coisa mais difícil de fazer no futebol. Fui inteligente em poder adaptar-me ao futebol atual, às condições físicas e mentais, aos contextos dos clubes, das seleções e das ligas. O jogador inteligente adapta-se. Eu penso assim e continuarei a pensar assim. O futebol não é igual ao que era há uns anos. Nem há um ano. No vosso trabalho deve ser igual, ganhar valências numas coisas e perder noutras. Para mim, o que faz a diferença é o coco. O coco, a cabeça, claro."

Em relação à Irlanda:

"Eu acredito que o jogo vai ser praticamente o mesmo de Alvalade. Claro que vão ter os adeptos do seu lado. Vão esperar por nós, jogar no contra-ataque. Estamos preparados. Sabemos que eles são muito fortes fisicamente. Vamos fazer o nosso jogo da melhor forma possível. Gosto muito da postura dos adeptos irlandeses. É um privilégio jogar na Irlanda. Sabemos que vai ser um jogo duro, mas vou tentar ser um bom rapaz e marcar."

E respondendo às declarações do selecionador da Irlanda que afirmou que Cristiano Ronaldo pressiona os árbitros:

"Creio que ele quis atirar a pressão para a arbitragem. É um treinador inteligente. Já jogo futebol há muitos anos e sei como os treinadores pensam e como tentam tirar a pressão dos seus jogadores. Acredito que eles vão jogar um tipo de jogo muito semelhante ao que aconteceu em Lisboa. Acredito que vamos fazer um bom jogo e que vamos ganhar o encontro. Será um jogo muito difícil, vai ser muito duro e físico. Eles precisam de ganhar, mas também estão dependentes de outros jogos. Nós respeitamos muito a forma como a seleção irlandesa joga, e sabemos que fazem um tipo de jogo muito duro, físico. Mas estamos preparados. Vamos ver o que vai acontecer amanhã, mas espero que Portugal possa vencer."

 

 


;

Notícias