Equipa de Sintra resistiu e conquistou um ponto (1-1)
No quarto lugar, em zona de apuramento, a Académica recebia, em Coimbra, o 1º Dezembro, a viver uma fase sombria de quatro derrotas consecutivas. E que melhor forma de entrar em campo para os visitantes, quando, aos 27 segundos, conseguiram abrir o marcador, por intermédio de Diogo Cardoso, após assistência perfeita de Vitó.
A Briosa foi completamente surpreendida com este início de jogo e começou, aos poucos, a tentar reagir a esta contrariedade. Os estudantes dominavam a partida, mas tinham dificuldade a criar lances junto à área da equipa de Sintra. A grande oportunidade para a igualdade surgiu aos 43 minutos, depois de jogada de Cuba na direita, cruzamento para o interior da área e Nuno Barbosa, solto, a rematar rasteiro a rasar o poste esquerdo da baliza de João Oliveira.

Na segunda parte, a Académica entrou forte e podia ter igualado, logo aos 48', num grande remate de Kaká, de fora da área, ao qual correspondeu João Oliveira com uma defesa vistosa. Aos 53', novamente o golo a rondar a baliza do 1º Dezembro: Leandro Silva apontou um canto do lado esquerdo, o guardião João Oliveira defendeu para a entrada da área, onde estava Cuba preparado para atirar, de primeira, levando a bola a bater na base do poste esquerdo.
Dois minutos volvidos, outra vez o ferro a impedir os festejos da Académica, desta feita na sequência de um cabeceamento de António Montez, que acertou na barra, após canto cobrado por Leandro Silva.

Depois de muita insistência, chegou o tento do empate (73'), com Leandro Silva, na meia lua, a assistir Marcos Paulo para um remate forte e indefensável. Aos 78', os locais quase passaram para a frente, mas o remate de Cuba foi parado por João Oliveira. O conjunto forasteiro estava encostado às cordas, resistindo ao ímpeto dos conimbricenses, que davam tudo pela conquista dos três pontos. Mesmo muito desgastados fisicamente, os comandados de Pedro Caneco seguraram até ao fim um precioso ponto na sua luta.
Com esta igualdade, a Académica mantém o quarto lugar com 15 pontos, enquanto o 1º Dezembro é penúltimo com 10.

FICHA DE JOGO
ACADÉMICA OAF 1-1 SU 1º DEZEMBRO
(0-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard
10.ª jornada - Série B
Estádio Cidade de Coimbra
Equipa de arbitragem
Árbitro: Luís Máximo
Árbitros assistentes: Ângelo Correia e Daniel Vicente
Quarto árbitro: Paulo Afonso
ACADÉMICA: Carlos Alves; Jorge Karseladze (Nuno Pereira, 63'), Guilherme Silva, Ricardo Teixeira e Kaká; Marcos Paulo, Leandro Silva (cap.) (Camilo Triana, 83'), António Montez e Rodrigo Cascavel; Nuno Barbosa (Daniel Candeias, 46') e Cuba.
Suplentes não utilizados: Nuno Macedo, Tiago André, Fran, Gabi, Gui Vitor e Béni.
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para Rodrigo Cascavel (82')
1º DEZEMBRO: João Oliveira; António Infante, Caiser Gomes, Edu Borges, João Freitas (Pedro Gaio, 69') e Jorge Bernardo (cap.); Vitó, Miguel Abreu e Paulo Lima; Diogo Cardoso (Mamadou, 90') e Dede (Nazarit, 80').
Suplentes não utilizados: Rodrigo Anjos, Pedro Ramos, Pavlos, Lisandro, Jan e Mané.
Treinador: Pedro Caneco
Disciplina: cartão amarelo para Jorge Bernardo (43'), Edu Borges (80'), Caiser Gomes (93'), António Infante (99')
Golos: 0-1 por Diogo Cardoso (1'), 1-1 por Marcos Paulo (73')

Homem do Jogo
João Oliveira (1º Dezembro)
O guarda-redes do 1º Dezembro, João Oliveira, foi o grande protagonista do encontro. O guardião efetuou uma série de excelentes intervenções, garantindo um ponto à sua equipa. Apenas não conseguiu parar o remate de Marcos Paulo.
