Seleção Sub-21

Luís Freire: "ganhando este jogo, damos um passo importante"

Seleção Sub-21

Selecionador Nacional falou aos jornalistas, após anúncio da convocatória para o jogo de qualificação diante da Chéquia.

O Selecionador Nacional, Luís Freire, fez, esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, a convocatória para mais um encontro da fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2027, diante da Chéquia.

Após o anúncio dos eleitos, o técnico respondeu a algumas questões dos jornalistas. 

Luís Freire em discurso direto:

"Em relação ao Carlos Forbs, é um jogador com um histórico grande nas seleções nacionais. Trabalhei com ele em dois estágos, tem um perfil extremamente interessante, muito técnico, muito rápido, com muita capacidade de desequilíbrio e num grande momento. Fez um grande segundo estágio connosco. Para nós, nos Sub-21, um dos grandes objetivos é proporcionarmos aos jogadores boas experiências e prepará-los para a seleção A. Para todos nós é um orgulho ver mais um dos nossos meninos chegar à Seleção A.

O João Rego é alguém de quem temos bom feedback da equipa técnica dos Sub-20 e que marcou agora ao Vitória SC, pelo SL Benfica. Acaba por ser um jogador polivalente - pode jogar a 10 e nas alas - e é alguém que temos vindo a acompanhar. Faz sentido com o que tem feito no clube e na Seleção de Sub-20 trazê-lo aos Sub-21 e dar-lhe este espaço e reconhecimento e criar concorrência nos Sub-21. Faz sentido chamá-lo para este estágio. Temos uma ideia do jogador, mas outra coisa é trabalhar com o jogador e tê-lo connosco. O que sentimos é que ele vai aumentar a competitividade no último terço. O João tem uma capacidade criativa grande para jogar a médio ofensivo, atrás do ponta-de-lança, mas também tem capacidade para descair para uma ala e aproveitar espaços interiores. Pode dar-nos outro perfil de extremo. Temos extremos muito desequilibradores pelas alas e ele poderá fazer uma posição diferente em função do jogo, do adversário e daquilo que percebermos no momento do jogo, em que beneficiamos de ter mais um jogador com este perfil, um médio ofensivo, um extremo a jogar por dentro. O João connosco será sempre mais para jogo interior do que para jogo exterior.

Normalmente, na seleção dizemos que temos pouco tempo para trabalhar com os jogadores. Sendo apenas o terceiro estágio com o grupo, precisamos de trabalhar matérias que nos interessam melhor. O próximo jogo na Chéquia poderá ser o jogo de maior exigência que vamos ter até agora, uma equipa que esteve no último Europeu e que está nos 15 primeros lugares do ranking. Vai exigir-nos uma melhoria clara no jogo sob pressão, coisas que ainda não trabalhámos com os jogadores. Fez-nos sentido preparar bem este jogo, continuar a estabelecer boa relação com os jogadores, desenvolver a equipa no que tem estado bem, mas também dar outras armas que assim vamos ter tempo para trabalhá-las. 

"O mais importante agora é a Chéquia que é o próximo jogo. Está em segundo lugar e, ganhando este jogo, damos um passo importante para nos destacarmos no grupo. Quando e se chegarmos ao europeu, queremos ganhar. Em relação à geração, é uma geração de jogadores com qualidade, talento e Portugal tem tido a sorte e o mérito, juntamente com os clubes, de formar grandes jogadores. Ao longo dos tempos, os Sub-21 têm tido muito talento, mas só o talento individual não vai chegar para ganhar um europeu. Temos que formar uma grande equipa, um equipa solidária, com muita energia, paixão e orgulho em representar Portugal. Talento tivemos muitas gerações com talento. O que vamos ter que conseguir fazer com esse talento é formar uma grande equipa. Esse é o desafio. Nos primeiros quatro jogos, os registos são muito bons, a resposta dos jogadores tem sido muito positiva, o espírito de grupo está forte, os jogadores sentem-se felizes em vir à Seleção de Sub-21. É isso que queremos cimentar. Depois queremos desfrutar da sensação de sermos bons, termos qualidade, porque isso é o melhor para um treinador. É um desafio alto, procurar a qualificação e sermos candidatos à vitória no Europeu. Vamos abraçar esse desafio e desfrutar desses momentos porque ao lado destes jogadores podemos fazer coisas bonitas."

 


;

Notícias