Nona jornada promete muita luta de norte a sul
Realiza-se, este fim-de-semana, a 9ª jornada do Campeonato de Portugal, com GD Chaves B (série A), Rebordosa (série B), Vitória de Sernache (série C) e Atlético da Malveira e FC Serpa (série D) a defenderem as lideranças das respetivas séries
Com dois jogos marcados para sábado - Ribeira Brava-Tirsense e Lajense-Mortágua -, será no domingo que as decisões sobre o comando das quatro séries serão definidas.
SÉRIE A
Na série A, o GD Chaves B tem um escasso ponto de vantagem sobre a AD Limianos e terá uma difícil deslocação ao terreno do Mirandela, colocado no 7º posto.
A equipa minhota, por seu turno, joga no terreno do Monção, laterna vermelha da prova, com a expetativa de poder recuperar o primeiro posto.
SÉRIE B
A norte, o Rebordosa lidera confortavelmente com sete vitórias e um empate em oito jogos disputados. A equipa da AF Porto tem set pontos de avanço sobre o Vila Meã e tentará manter as distâncias na deslocação ao terreno do Aparecida, sexto da tabela. Já o Vila Meã tentará manter a pressão sobre o líder na receção ao União de Lamas, nono classificado.
SÉRIE C
O lider Vitória de Sernache recebem o Peniche, nono, com a expetativa de manter três pontos de avanço sobre a Naval 1983. A formação da Figueira da Foz, por sua vez, recebe o Fátima, sétimo, sabendo que qualquer deslize poderá resultar na perda do segundo lugar para Benfica Castelo Branco e União da Serra, terceiro e quarto classificados, que recebem, respetivamente, Marinhense e SC Lusitânia.
SÉRIE D
Finalmente, a sul, a luta é a dois: AC Malveira e Juventude SC partilham o comando com 17 pontos e jogam, fora de portas, respetivamente, com CF Vasco da Gama e Alcochetense. A dois pontos do dueto da frente, o FC Serpa, terceiro, recebe, num grande jogo, o Louletano, quarto classificado
Campeonato de Portugal
O Campeonato de Portugal na época desportiva 2024/2025 é disputado por 56 clubes: os quatro que desceram da Liga 3, os 32 coletivos que asseguraram a manutenção na prova e os 20 emblemas indicados pelas Associações Distritais e Regionais. Estão em competição três equipas madeirenses e duas açorianas.
Nesta 1.ª Fase são divididos por quatro séries de 14 equipas, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica, nos termos regulamentares, com os primeiros dois classificados de cada agrupamento, num total de oito, a ficarem apurados para a 2.ª Fase – Subida assegurando, assim, a manutenção na mítica competição do futebol português.
Os cinco piores classificados de cada série descem aos campeonatos distritais, num total de 20 clubes. Os restantes 7 clubes de cada série asseguram a manutenção na Prova, num total de 28 clubes.
Confira aqui todo o calendário da prova.
FORMATO
REGULAMENTO