Maria Pereira: "A maior vontade, aqui, é a de trabalhar"

Futsal Fem. - Seleção A

Seleção Nacional Feminina de Futsal em contagem decrescente para a participação no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Ao quarto dia do estágio final de Portugal rumo à primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, que começa a 21 de novembro, nas Filipinas, a Seleção Nacional orientada por Luís Conceição está a crescer em confiança. A garantia foi dada por Maria Pereira, 29 anos, ala/pivot do SL Benfica. "Sentimo-nos mais preparadas e esse é o propósito destes treinos. A confiança vem com a qualidade do treino, com aquilo que estamos a trabalhar, é o acumular de tudo o que fazemos aqui", explicou, com os pés bem assentes na quadra do FPF Arena Portugal, onde a equipa se prepara para os desafios que a esperam, no Sudeste Asiático, no Grupo C da competição, que reparte com Tanzânia, Japão e Nova Zelândia.

Quando lhe falam da vontade de chegar às Filipinas, expressão se aplica no sentido literal, desde que foi assegurado o apuramento, em março, Maria Pereira traduz o querer noutros termos: "Quem está cá a trabalhar para ir para as Filipinas sabe que a maior vontade que temos de ter, aqui, é a de trabalhar. Portanto, desde o início do estágio, não pensamos só em ir às Filipinas. Pensamos, primeiro, em fazer o que temos a fazer cá". Isto significa apontar ao "grande objetivo" de "ganhar o primeiro jogo", frente à Tanzânia.

É assim que Maria Pereira e as companheiras encaram a oportunidade de disputar o torneio com que várias gerações sonharam, e é em nome delas que se preparam para o momento de o tornar realidade: "Esse é o sentimento: hoje, estamos cá a dar a cara pela ida ao Mundial, mas temos de dar os parabéns àquelas que fizeram um bom trabalho, antes de nós. Sem elas, com certeza, não estaríamos aqui. O caminho não foi, de todo, fácil, para elas. O principal objetivo delas está concretizado. Nós vamos dar a cara, mas, o sonho também é delas".

Eis as 15 convocadas pelo Selecionador Nacional Luís Conceição para representar Portugal no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)

Fixo: Inês Matos (SL Benfica)

Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)

Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Raquel Santos (SL Benfica)

Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal*

6 de novembro | quinta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
17h20 - Roda de imprensa
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

7 de novembro | sexta-feira
10h00 - Fotos oficiais
10h45- Media Open Day
17h30 – Treino – 15 minutos abertos à Comunicação Social (FPF Arena Portugal)

8 de novembro | sábado
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

9 de novembro | domingo
16h00 - Jogo de treino

10 de novembro | segunda-feira
Folga

11 de novembro | terça-feira
12h30 - Concentração das Atletas - Hotel Moxy, Alfragide
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

12 de novembro | quarta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
17h20 - Roda de imprensa
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

13 de novembro | quinta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
12h00 - Roda de imprensa
20h45 - Partida para as Filipinas, via Dubai

14 de novembro | sexta-feira
21h35 - Chegada ao Aeroporto de Manila (Filipinas)

*O restante programa será divulgado, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.


;

Notícias