Convocatória final divulgada ao final do dia
A Seleção Nacional Sub-18 continuou, esta quarta-feira, com os trabalhos, na Cidade do Futebol, tendo em vista o próximo Mundial Sub-17.
O conjunto nacional viaja, esta quinta-feira, rumo ao Catar, país anfitrião do Campeonato do Mundo FIFA.
Entre os dias 3 e 27 de novembro, as melhores 48 seleções do mundo reúnem-se no Médio Oriente, divididas por 12 grupos, com as duas melhores posicionadas de cada agrupamento e os oito melhores terceiros classificados a ficarem apuradas para os 16-avos-de-final.
A Equipa das Quinas inicia a sua aventura no Grupo B, dia 3 de novembro, frente à Nova Caledônia, para no dia 6 de novembro medir forças com Marrocos, num encontro entre os atuais campeões da Europa e da África. Os lusos terminam esta fase inicial do certame mundial contra a seleção do Japão, no dia 9 de novembro. Já a Alemanha, detentora do título conquistado em 2023, enfrenta nesta etapa, no Grupo D, as equipas da Colômbia, RPD da Coreia e El Salvador.
Nesta etapa da preparação, o Treinador Nacional, Bino Maçães, tem à sua disposição 24 jogadores, para reduzir a lista final a 21 internacionais, depois do treino desta tarde.

Esta quarta-feira, em declarações ao fpf.pt, o guarda-redes Romário Cunha sente “o grupo confiante, temos uma responsabilidade acrescida, sabemos desse peso de não irmos a um Mundial há já vários anos. Temos a consciência do que temos de fazer, estamos preparados e vamos dar o máximo, para praticarmos o nosso futebol e a nossa união de grupo, que foi o que nos levou à conquista do Europeu”.
“Temos a mística portuguesa que passa muito pela garra e espírito de grupo. Sou um jogador que gosta de liderar e conseguir passar isso para a minha equipa, acho que todos sentiram e ajudou-me muito e ao coletivo”, salienta.
O guardião nacional analisa os oponentes nesta primeira fase da competição: “nós sabemos das qualidades dos adversários. Marrocos poderá ser a equipa que nos poderá causar mais dificuldades, sabemos também que o Japão tem os seus pontos fortes. Será um grupo muito competitivo, com o primeiro jogo a ser sempre muito importante para o início da competição, um jogo ansioso para todos nós, tal como aconteceu no Europeu. Estamos tranquilos, temos treinado bem, sabemos dessa responsabilidade porque queremos muito conquistar o Campeonato do Mundo, para mais uma vez conseguimos orgulhar a nossa nação e darmos o nosso nome a conhecer a todos os portugueses”.
Por fim, Romário deixa uma mensagem a todos os portugueses: “agradecemos a todos os que se deslocarão ao Catar, sentimos um apoio muito forte no Europeu, em todas as chegadas que tínhamos ao estádio. Aos que ficarem em Portugal, queremos que nos ajudem ao máximo, pois foi muito disso que nos fez ganhar, sentir o apoio de todos. Queria ainda deixar uma mensagem a todos os portugueses em nome do grupo: que nos possam ajudar para conquistarmos o mundial”.

Eis a lista de pré-convocados para o Mundial Sub-17:
Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica), Diego Coxi (Sporting CP) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Silva (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Martim Guedes (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto), Francisco Fernandes (FC Porto), Anísio Cabral (SL Benfica) e Eduardo Ferreira (FC Porto)
Programa Geral:
30 de outubro | quinta-feira
Viagem para o Catar
31 de outubro | sexta-feira
19h30 - Treino - Al Thumama
1 de novembro | sábado
19h30 - Treino - Al Erssal
O restante programa será divulgado oportunamente no site da Federação Portuguesa de Futebol.
Calendário de Jogos | Fase de Grupos:
3 de novembro (18h15): Portugal x Nova Caledônia - Aspire Academy (Campo 4)
6 de novembro (15h30): Portugal x Marrocos - Aspire Academy (Campo 8)
9 de novembro (16h30): Portugal x Japão - Aspire Academy (Campo 5)
27 de novembro - FINAL
Os horários são locais. No Catar são mais três horas que em Portugal Continental
Galeria dos campeões:
1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha
A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.