Com projetos para a criação de uma Casa do Futebol Distrital, uma academia de formação e a AF Braga TV, Pedro Sousa projeta a Associação de Futebol de Braga para o futuro
Recém-eleito para a presidência da Associação de Futebol de Braga, Pedro Sousa apresenta-se, desde logo, como líder de um ambicioso projeto de futuro para uma das maiores associações do país. “A nossa candidatura baseou-se nessa ideia de uma Associação diferente, mais próxima dos clubes, mais presente no quotidiano e na satisfação das suas necessidades” explicou o próprio, cunhando para a AF Braga um objetivo: “transformar-se numa associação clubócentrica”.
Ora, ainda com pouco tempo na liderança da AF Braga, Pedro Sousa aponta sobretudo para o futuro, que é onde moram projetos que vão para lá do futebol no sentido mais restrito. “No início de tudo está a valorização do futebol, fazer do futebol um eixo central, um motor de valorização da própria comunidade. O futebol é uma grande escola, um contexto de formação não formal. Num território tão rico, num distrito que a nível nacional tem o maior percentual de jovens entre os 8 e os 18 anos, o futebol tem um potencial enorme” explica. Claro que, por ser de futuro que se trata, haverá a inevitável aposta “na inovação e transição digital, na sustentabilidade e numa dialética com os parceiros de uma Associação que quer ser liderante no país”.
Uma ambição que assenta em três grandes projetos estruturantes. “O primeiro é a Casa do Futebol Distrital. Trata-se de uma ambição natural. É fundamental ter no território espaços de ensino/aprendizagem do futebol, nem tanto no contexto competitivo, mas mais numa lógica formativa. Ter um espaço bandeira, de apoio aos nossos clubes e às nossas Seleções é essencial”. Logo a seguir na agenda está a construção de uma academia, a Braga Football Hub para a qual já existe um protocolo “com a Universidade do Minho”. “Tínhamos de aproveitar a existência no nosso território de uma das melhores universidades do mundo, porque sempre que valorizamos os protagonistas, valorizamos o produto final”. Finalmente, segue-se o projeto de criação da AF BRAGA TV. “Não é uma ideia original e já peca por tardia”, avança Pedro Sousa. “Há outras associações que já avançaram para projetos do mesmo género para a transmissão das respetivas competições, de criação de conteúdos e de criação de valor para os clubes, de ativação públicos, patrocinadores e parceiros tendo como objetivo a devolução desse valor ser aos nossos associados”. O presidente da AF Braga assume que são projetos ambiciosos, mas garante que, ainda que a sua concretização total seja difícil no prazo de quatro aos do seu mandato, serão certamente “lançados” em brave.
Com cinco clubes na I Liga e mais um na segunda, a Associação tem “extraordinárias condições para a formação desportiva, grandes escolas de formação de atletas e assume-se cada vez mais como uma associação que alimenta o futebol nacional”. Algo que Pedro Sousa quer ver estendido aos árbitros. “Temos o projeto árbitro na escola, que tem tentado desmistificar a arbitragem junto dos miúdos. Estamos a perder imensos árbitros. A cada 100 formados, perdemos 70 e queremos criar uma academia lhes para dar uma série de competências e o contexto de crescimento que lhes permita continuar na nossa família”.