JOÃO GOMES: "NÃO PODEMOS ESQUECER RESPEITO E PRINCÍPIOS”

Portugal Football Summit

​​​​​​​João Gomes, presidente da AF Algarve, falou sobre o projeto algarvio que pretende enaltecer outros valores no desporto para lá da competição

A Associação de Futebol do Algarve (AFA) desenvolve várias iniciativas que demonstram um forte compromisso com o fair play e a promoção de valores éticos no desporto e ontem abordou esse projeto. “Foi lançado recentemente e queremos que seja impactante. Pretende realçar princípios e valores das modalidades. A sociedade é cada vez mais competitiva. Temos 10600 atletas, 8 mil da formação, e isso é formação, muitas vezes clubes esquecem. A sociedade é competitiva, os clubes também, mas não podemos esquecer vetores principais, como respeito e fair-play. Queremos realça esses valores, é fundamental manter estes valores”, disse. “Queremos campanha impactante, que englobe toda a sociedade, e vamos convidar clubes a assinar compromisso de honra na divulgação e a pôr em prática o fair-play. Onde haverá obrigações para cumprir, formação jogadores, treinadores e público, e queremos que antes dos jogos da formação os treinadores e dirigentes e digam para puxar pelas equipas de forma cordial e respeitosa”, acrescentou.

Nesse sentido, revelou, “vamos criar protocolo com autarquia e cada clube participante terá bandeira hasteada para ser símbolo deste compromisso” - O selecionador nacional Roberto Martinez é, diga-se, um dos embaixadores do projeto.

João Gomes reforçou a palavra “proximidade” com uma ideia clara: dotar os clubes de ferramentas para que se tornem mais fortes. “Vamos estar mais perto dos clubes em todas as áreas, ouvi-los, integrá-los nas decisões e envolvê-los na dinâmica da associação. Vamos criar ferramentas para valorizar o trabalho que fazem. Vamos fazer um livro a caraterizar o jogador típico algarvio, vamos envolver técnicos e colaboradores algarvios, e, com a universidade do Algarve, vamos caracterizar dos traquinas aos seniores, como crescem, dificuldades, e vamos englobar tudo isso. A ferramenta será depois entregue aos clubes para potenciar atletas”, revelou.

 

 


;

Notícias