Valor do futebol feminino juntou CEO do BPI, Ebru Köksal, da Women in Football, Emma Thomas, da Two Circles e Manolo Schüermann, da PUMA no Portugal Football Summit
O futebol feminino continua a sua progressão imparável, sendo cada vez mais um produto apetecível, gerador de receitas. João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, o main sponsor da Liga feminina em Portugal, foi um dos oradores no painel “Desbloquear o Valor do Investimento no Futebol Feminino” e recorda como começou o apoio do banco ao futebol feminino, há sete anos. “Quando temos uma história de sucesso, chamamos estratégia, mas não foi uma estratégia… Na verdade, queríamos apoiar algo com paixão e ter impacto nas nossas jovens jogadoras. Quando começámos, a Seleção Nacional feminina perdia todos os jogos em que entrava. Hoje, muitos adeptos juntaram-se, porque ganhamos. O nosso propósito inicial era colocar as mulheres no mesmo patamar de visibilidade no futebol”, revela.
O CEO do BPI destacou o caráter emotivo e agregador do futebol feminino, aliado à Seleção Nacional. “Cantamos o Hino Nacional e pomos as bandeiras na janela, ao invés de lutarmos pelos nossos clubes. E emoção é algo a que não podemos dar um preço, foi essa a nossa ideia, olhar a longo termo. Começámos a apoiar algo que não sabíamos se iria resultar… este nosso apoio ao futebol feminino era algo que queríamos que tivesse consistência, que fosse para a vida”, destaca.
Ebru Köksal, Chair da Women in Football, destaca que “passou a haver seleções nacionais femininas em quase todo o mundo e recordes a serem quebrados nos EUA, mas há bastante para evoluir em muitas partes do mundo, com potencial de investimento”.
Emma Thomas, Consultora Principal de Estratégia Comercial da Two Circles refere que “este produto precisa de ter mais atenção ao facto dos adeptos serem muito diferentes dos fãs do futebol masculino”, chamando a atenção para algumas mudanças necessária nos estádios, “pois é diferente entreter este público, que não gosta apenas de hambúrgueres e cerveja”.
Manolo Schüermann, Diretor Global de Marketing Desportivo da PUMA, sublinhou o apoio da marca ao futebol feminino, lembrando que a PUMA criou as primeiras chuteiras direcionadas para as mulheres, em 1971. “Temos de continuar a conduzir este movimento, contribuindo ativamente”, frisou.