Projeto que promove o exercício físico no Ensino Básico já está implementado em 18 Municípios, 22 Agrupamentos Escolares e vai este ano incidir em mais de seis mil crianças
O terceiro dia do Portugal Football Summit abriu no Palco Portugal com o painel da AF Porto, que reforçou a eficácia e relevância do seu projeto ABC da Bola. Com o principal objetivo de melhorar a competência motora e incentivar hábitos saudáveis, o ABC da Bola está presente em 18 Municípios e 22 Agrupamentos Escolares. Este ano vai incidir em mais de seis mil crianças.
Com José Manuel Neves, presidente da AF Porto, na plateia, coube a Pedro Soares, Diretor Coordenador da AF Porto, sintetizar as principais valências do projeto:
“O desafio surgiu há dois anos e o senhor presidente José Neves nunca teve dúvidas da visão estratégica deste projeto. Tem como objetivo colocar a prática desportiva no currículo das escolas do primeiro ciclo. Não queremos ter mais atletas de futebol ou futsal, mas mais jovens que tenham uma prática desportiva saudável. Este ano vamos avaliar 6 mil crianças e claro que isto não seria possível sem o apoio dos Municípios, porque não há desporto sem Municípios e estes têm uma importância extremo naquilo que é a cedência das instalações. A relação de proximidade que o nosso presidente José Neves sempre promoveu entre a AF Porto e os Municípios foi decisiva para sucesso deste projeto, que também já tem o apoio de outras entidades e o até do próprio Governo.”
Já António Sorte, Diretor do Agrupamento de Escolas Penafiel-Sudeste, um dos parceiros deste projeto, disse que o ABC da Bola “acrescenta uma mais-valia, pois permite interligar o desporto com as atividades físico-motoras”. “É um projeto inovador, que combate também a obesidade e promove a prática desportiva, o exercício físico e a alimentação saudável”, juntou António Sorte, dando o mote para a visão de Andreia Pizarro, professora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que também participa ativamente neste “projeto inovador”
“Somos um dos países com maior incidência no excesso de peso nas crianças e este é um projeto ainda mais relevante. O projeto ABC da Bola combate isso e tem respostas para este problema, porque consegue chegar a muitas crianças. Queremos que haja mais gente a praticar exercício e o impacto é providenciar dados que sejam fidedignos e credíveis. Vamos agora ter dado de cerca de seis mil crianças para conseguirmos desenvolver uma resposta adequada às necessidades das nossas crianças”, vincou Andreia Pizarro, divulgando a elaboração de “um Manual de Procedimentos” que pode depois estar disponível para outros Concelhos que pretendam aplicar este mesmo projeto.