Seleção Sub-21

Triunfo sólido diante da Bulgária

Seleção Sub-21

Comandados de Luís Freire continuam cem por cento vitoriosos.

A Seleção Nacional sub-21 venceu a Bulgária, esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Portimão, num duelo a contar para a Fase de Qualificação para o Euro 2027.

A formação orientada por Luís Freire venceu por 3-0, com golos de Rodrigo Mora, Tiago Parente e Gustavo Varela. 

Portugal segue na liderança do grupo, em igualdade pontual com a Chéquia, após três vitórias noutras tantas jornadas, com 10 golos marcados contra zero sofridos.

Depois deste triunfo, segue-se um embate fora de casa, com Gibraltar, agendado para a próxima terça-feira, 14 de outubro.

Eis o filme do jogo:

Portugal entrou muito bem no encontro e, logo no terceiro minuto, esteve muito perto de marcar o 1-0. Jogada da Equipa das Quinas pelo lado direito, com Youssef Chermiti a aparecer ao primeiro poste e a desviar de forma subtil o cruzamento de Martim Fernandes. O guarda-redes defende e, na recarga, Tiago Parente atira para nova defesa do guardião, com a bola a resvalar no poste, ainda antes de sair.

O jogo ia-se passando praticamente no meio-campo defensivo da Bulgária, mas a teia montada pelos búlgaros dificultava as aspirações portuguesas. Contudo, Diego Rodrigues (23') esteve perto de inaugurar o marcador com um belo remate do meio da rua, obrigando o guardião adversário a uma defesa a dois tempos. Aos 27', muito perto Chermiti, uma vez mais, de fazer o golo, mas o desvio saiu ao lado.

Portugal ia somando oportunidades desperdiçadas e o remate de fora da área, aos 41 minutos, de Gustavo Sá, foi exemplo disso mesmo, tal como, no minuto seguinte, a tentativa de Rodrigo Mora.

A primeira parte terminou com um nulo no marcador, resultado que não espelhava o que se passou em campo. A ineficácia portuguesa ditou que as redes da baliza búlgara não mexessem, embora a Equipa das Quinas tivesse disposto de muitas oportunidades para isso. 

A segunda metade começou com a mesma toada da primeira e aos 48', Chermiti voltou a dispor de boa oportunidade, após cruzamento de Martim Fernandes. Contudo, o cabeceamento saiu por cima.

A Bulgária também apareceu mais ousada ofensivamente para este segundo tempo e dispôs da sua primeira ocasião, ao minuto 56, mas o remate saiu por cima. 

As investidas portuguesas finalmente deram frutos ao minuto 58', quando Rodrigo Mora correspondeu da melhor forma a um cruzamento belíssimo de Tiago Parente. O camisola 10 apareceu solto de marcação ao primeiro poste e só teve que encostar a bola para a baliza, desviando-a do guarda-redes. Estava feito o primeiro da noite, para festa dos mais de 3300 espectadores presentes no Estádio Municipal de Portimão.

Um golo que voltou a merecer um festejo que já começa a ser icónico na Seleção Nacional de Sub-21.

Ao minuto 64', a Bulgária ficou reduzida a dez jogadores, numa nova 'facada' nas suas aspirações em saírem de Portimão com pontos, uma tarefa que ficou ainda mais dificultada com o segundo golo português. Tiago Parente (66') estreou-se a marcar pela Seleção Nacional de Sub-21 ao não desperdiçar a recarga, após primeiro remate de Diogo Travassos. Um golo e uma assistência para o lateral do Estoril Praia, numa exibição para mais tarde recordar.

Portugal jogava a seu bel-prazer e, ao minuto 79, foi a vez de Gustavo Varela também se estrear a marcar, correspondendo da melhor forma a mais um belo cruzamento rasteiro vindo da esquerda, desta feita de Carlos Forbs. Bela finalização do ponta-de-lança português a fechar o resultado em 3-0.

Grande vitória portuguesa, em mais uma bela exibição rumo ao Euro 2027. Portugal soube ser resiliente na busca pelo golo, não desistiu perante as ocasiões desperdiçadas e a paciência deu frutos já no segundo tempo. Os comandados de Luís Freire somam por vitórias todos os jogos disputados até ao momento com dez golos marcados e zero sofridos. Segue-se Gibraltar, dentro de quatro dias.

FICHA DE JOGO

Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa Sub-21 2027
3.ª Jornada do Grupo B
Estádio Municipal de Portimão

Árbitro: Philip Farrugia (Malta)
Árbitros assistentes: Mitchell Scerri (Malta) e Duncan Spencer (Malta)
Quarto árbitro: Ezekiel Barbara (Malta)

PORTUGAL 3-0 BULGÁRIA (0-0 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): João Carvalho, Martim Fernandes (Diogo Travassos, 58'), Tiago Gabriel, Gonçalo Oliveira, Tiago Parente, Diego Rodrigues (João Simões, 59'), Gustavo Sá - Cap., Geovany Quenda, Roger Fernandes (Carlos Forbs, 66'), Rodrigo Mora (Rafael Luís, 80') e Youssef Chermiti (Gustavo Varela, 66')
Suplentes não utilizados: André Gomes, João Muniz, Mathias de Amorim, Fábio Baldé;
Treinador: Luís Freire
Golos: 1-0 por Rodrigo Mora (58'); 2-0 por Tiago Parente (67'); 3-0 por Gustavo Varela (79')
Disciplina: cartão amarelo a Roger Fernandes (4').

BULGÁRIA (11 inicial): Plamen Andreev, Mihail Polendakov, Martin Georgiev, Borislav Rupanov (Boris Dimitrov, 69'), Georgi Lazarov, Teodor Ivanov, Dimitar Papazov, Tsvetoslav Marinov, Kristiyan Balov (Anton Ivanov, 69'), Petko Panayotov, Asen Mitkov - Cap. (Nikolay Zlatev, 57').
Suplentes não utilizados: Velizar-Iliya Iliev, Ivaylo Nedelchev, Simeon Vasilev, Todor Pavlov, Roberto Raychev, Antoan Stoyanov, Nikola Iliev, Kubrat Onasci, Damyan Yordanov.
Treinador: Todor Yanchev
Golos: nada a registar.
Disciplina: cartão amarelo a Georgi Lazarov (44' e a 64'), a Borislav Rupanov (49') e a Mihail Polendakov (69'). Cartão vermelho a Georgi Lazarov (64').

Eis a lista completa: 

Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Fernandes (FC Porto) e João Carvalho (SC Braga);

Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Francisco Chissumba (FC Alverca), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Muniz (Sporting CP), Martim Fernandes (FC Porto), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia);

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Simões (Sporting CP), Mateus Fernandes (West Ham United FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão) e Rafael Luís (RC Strasbourg);

Avançados: Carlos Forbs (Club Brugge KV), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Gustavo Varela (Gil Vicente FC), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (SC Braga) e Youssef Chermiti (Rangers FC);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

HISTÓRICO COM GIBRALTAR

Estes jogos prosseguem a qualificação lusa para o Euro 2027, onde Portugal enfrentará igualmente, no Grupo B, as equipas da Azerbaijão, Chéquia e Escócia. 

Programa geral:

11 de outubro | sábado
11h30: treino (Cascade)

12 de outubro | domingo
10h00: treino (Cascade)
14h00: partida para Gibraltar
20h45: chegada a Gibraltar

13 de outubro | 2.ª feira
18h00: treino oficial (Europa Point Stadium)

14 de outubro | 3.ª feira
19h00: jogo Gibraltar x Portugal (Europa Point Stadium)

15 de outubro | 4.ª feira
10h15: partida para Lisboa
10h20: chegada a Lisboa


;

Notícias