Portugal empata em Espanha

Futsal Fem. - Seleção A

Duelo ibérico com equilíbrio até no marcador: 3-3 no segundo jogo do estágio de preparação para o Mundial

A Seleção Nacional feminina de futsal empatou, esta quarta-feira, com Espanha, no Pavillón Municipal de As Pontes, na Galiza, no segundo e último jogo do estágio de preparação para o Campeonato do Mundo, torneio inédito da FIFA que juntará as equipas ibéricas nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro. Depois de, ontem, a vitória ter sorrido a Espanha (5-3) o reencontro confirmou a tradição do equilíbrio e da emoção que conquista adeptos. Na agenda da equipa orientada por Luís Conceição segue-se o estágio final para o palco de todos os sonhos, em Manila.

Desta vez, o arranque da partida foi bem menos impetuoso, por parte da equipa da casa, que teve de andar a correr atrás da bola. Com Jorge Braz, coordenador do futsal da Federação Portuguesa de Futebol, na bancada, junto do chefe de comitiva, Ricardo Felgueiras, presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Portugal voltou a mostrar personalidade. Maria Pereira foi a primeira a testar a guardiã, aos 3', a passe de Fifó, mas, mesmo sem o fulgor da véspera, Espanha adiantou-se no marcador, aos 4', por Irene Samper. Portugal passou por um susto, num lance em que Ale de Paz deixou Kika no solo, mas não se deixou perturbar e restabeleceu a igualdade, aos 7', num atraso de Débora Lavrador para Carolina Pereira.

Janice Silva fez fluir o jogo e ameaçou a vantagem, mas, de novo, foram as espanholas a fazer o 2-1, por Mayte Mateo, com assistência de María Sanz (10'). O equilíbrio tradicional entre as seleções ibéricas não tardou a impor-se, com Inês Matos a selar o 2-2, aos 13', depois de mais um bom momento português, com Maria Pereira a atirar para as mãos da guardiã.

Aos 18', uma bola rasteira de Kika, metida da direita, colocou Portugal em vantagem pela primeira vez: o 2-3 lançou Espanha com tudo na direção da baliza de Maria Odete Rocha, e Martinha travou esse ímpeto em falta. María Sanz cobrou com o atraso para o remate de Laura Córdoba, de longe, ao lado.

No arranque do segundo tempo, um corte de Inês Matos evitou o golo. Por essa altura, Janice voltou a encantar o pavilhão e a aproximar Portugal da baliza. Mesmo uma plateia adversária rende-se àquela cumplicidade com o jogo e esta queria mesmo era ver Espanha marcar. O momento chegou, aos 23', fez-se a festa, mas com falta de Antía Pérez, como alegou Ana Catarina Pereira e foi confirmado com recurso ao vídeo. A camisola 10 da casa voltou à carga e Ana Catarina Pereira respondeu com uma grande defesa.

O pavilhão viu, empolgado, o jogo cerrar os dentes. Irene Samper atirou ao lado, antes de uma falta de Janice dar a Antía Pérez oportunidade para assistir Vane Sotelo no 3-3, aos 35'. Tal como na véspera, em Vilalba, a partida acabou tensa, no melhor dos sentidos, com o particular a ser disputado como um troféu. A tradição diz que é algo do género: quando Portugal e Espanha se encontram, o futsal sai a ganhar.

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavillón Municipal de As Pontes (Espanha)

1º Árbitro: Tania Penabad
2º Árbitro: Borja Darriba
3º Árbitro: Iria de Luis
Cronometrista: Eva López Seijas

ESPANHA 3-3 PORTUGAL (2-3 ao intervalo)

ESPANHA (cinco inicial): GR Cris, Mayte Mateo, Peque, Irene Samper e Irene Córdoba
Suplentes: GR Elena Pablo, Laura Córdoba, Ale de Paz, Antía Pérez, Martita, María Sanz, Laura Sánchez, Dany, Vane Sotelo
Treinador: Clàudia Pons
Golos: 1-0 Irene Samper (4'), 2-1 Mayte Mateo (10'), 3-3 Vane Sotelo (35')
Disciplina: cartão amarelo para Irene Samper (24'), Antía Pérez (37')

PORTUGAL (cinco inicial): GR Maria Odete Rocha, Inês Matos, Janice Silva, Fifó e Maria Pereira
Suplentes: GR Ana Catarina Pereira, GR Maria Odete Rocha, Helena Nunes, Kaká, Martinha, Kika, Ana Azevedo - cap., Carolina Pedreira, Raquel Santos, Débora Lavrador
Treinador: Luís Conceição
Golos: 1-1 Carolina Pedreira (7'), 2-2 Inês Matos (13'), 2-3 Kika (18')
Disciplina: cartão amarelo para Martinha (18'), Janice Silva (35')

Eis o programa geral*:

8 de outubro de 2025 | 4ª feira
19h30: jogo Espanha x Portugal (Pavilhão Municipal de AS Pontes)

9 de outubro | 5ª feira
09h00: partida para o Porto
11h30: chegada ao Porto
13h00: dispensa das atletas

*Horários locais. Em Espanha é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;

Notícias