Pedro Cary: "Temos de ser criteriosos no ataque"

Futsal - Sub-19

O Treinador adjunto de José Luís Mendes projetou a meia-final frente à Eslovénia. Confira também a antevisão dos jogadores Rodrigo Monteiro e Eurico Cunha

Portugal enfrenta a Eslovénia já nesta sexta-feira, às 18h30, em jogo a contar para as meias-finais do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19. Na antevisão desta partida decisiva, que é uma reedição das meias-finais do Euro Croácia-2023, em que a Seleção Nacional venceu por 3-2, o Treinador Nacional Pedro Cary alertou para o poderio físico dos eslovenos, mas deixou bem vincada a confiança na qualidade lusa. O mesmo aconteceu com os internacionais portugueses Rodrigo Monteiro e Eurico Cunha, que também projetaram a partida.

MEDIA GUIDE

GUIA UEFA PARA O EURO 2025

O Treinador Nacional Pedro Cary em discurso direto:

[Expetativas para as meias-finais]
"Vamos para as meias-finais, onde estão as quatro melhores seleções deste Europeu, mas acreditamos que temos potencial para chegar aonde queremos. A Eslovénia é uma equipa muito forte fisicamente, fisicamente tem um poderio que Portugal nunca teve, mas temos de contornar isso com a nossa qualidade."

[Perfil da Eslovénia]
"Foi muito difícil vencer a Eslovénia há dois anos, na meia-final do Euro de 2023 - ganhámos por 3-2 e o Lúcio marcou ao cair do pano. Perspetiva-se, por isso, um jogo igualmente difícil. Não sabemos se a Eslovénia vai alternar o bloco, a nível de pressão, ou jogar mais atrás, nas linhas médias. Temos de nos preparar para ambas as situações. Vai ser um Portugal com mais posse de bola e temos de ser muito criteriosos no ataque, além de rigorosos a nível defensivo, para não permitirmos contra-ataques à equipa da Eslovénia. Portugal tem um score fantástico, apenas um golo sofrido até agora, e isso reflete o modo como temos defendido."

[Ex-jogadores Pedro Cary e Bebé na equipa técnica dos Sub-19]
"Estamos aqui essencialmente para ajudar. Na minha primeira ida à Seleção, tinha 23 anos. Eles começaram com 15/16 anos. Aos 18/19, eles já têm quatro anos de experiência neste espaço de elite. Isso acarreta uma maior responsabilidade para eles, porque já conhecem esta casa e a forma como têm de estar. Quanto a nós, cabe-nos ajudá-los, pois temos a experiência ganha como jogadores e sabemos o que eles sentem nestes momentos. É entendê-los e dar-lhes carinho, pois há fases distintas para eles nestes torneios, uns jogam mais e são protagonistas, outros não. Importante é que cada esteja consciente a sua função dentro de campo em prol do coletivo."

Rodrigo Monteiro, autor de sete golos no Europeu, em discurso direto:

[Expectativas]
"A Eslovénia já somou duas vitórias no Europeu, frente à Turquia e à Chéquia. Contra os checos, revelaram dificuldades mas foram crescendo com o avançar do jogo. Perderam na última jornada com a Espanha, é verdade, porém demostraram, mais do que uma vez, que são uma seleção defensivamente boa e com jogadores muito fortes fisicamente. Independentemente do valor da Eslovénia, se formos Portugal, mantivermos a nossa identidade e jogarmos todos unidos e sem erros, fazendo bem os passes e impedindo as transições dos eslovenos, vamos criar espaços para o nosso jogo e os golos irão acontecer. Confio que vamos conseguir concretizar o nosso objetivo, que é ganhar e passar à final."

[Os sete golos que já apontou]
"Nunca imaginei que teria agora sete golos. Gosto de marcar e vim para cá com esse objetivo, mas a minha prioridade é ajudar a equipa a ganhar na sexta-feira, e espero que, domingo, consigamos ganhar o 'caneco', que é o que mais importante. Eu não sou nada sem a equipa. Só todos juntos é que conseguiremos vitórias."

[Euro como montra para os jogadores lusos]
"Neste Europeu mostramo-nos todos, muita gente do mundo inteiro deve estar a ver os nossos jogos. Conseguimos fazer três bons jogos, ainda que tenhamos acusado um pouco a pressão no primeiro. Temos demonstrado boas jogadas coletivas, excelentes defeesas. Acho que temos dado uma boa imagem de Portugal."

O guarda-redes Eurico Cunha em discurso direto:

[O que espera da meia-final com a Eslovénia]
"O Europeu está a correr como desejávamos. Passámos em primeiro, com a melhor defesa e o melhor ataque do campeonato. Em relação à Eslovénia, esperamos um jogo difícil, muito físico. Como vimos no torneio em Porec, eles têm um bloco defensivo  baixo. Acima de tudo vai depender muito de nós. Temos de entrar concentrados, muito focados no jogo."

[Bom registo defensivo de Portugal neste Euro]
"Senti-me muito confortável nos jogos que fizemos, a minha equipa ajuda-me e ao Diogo [Carrera]. Temos tudo para fazermos um bom Europeu e a nossa equipa tem de marcar mais golos."

[O que pode fazer a diferença no jogo da meia-final]
 "Estarmos concentrados e, acima de tudo, muito unidos. O que todos queremos é chegar à final e ganhar." 

 

 


;

Notícias