Portugal inicia Europeu com goleada

Futsal - Sub-19

Equipa das Quinas bateu a Itália por 7-1

Portugal entrou, este domingo, com o pé direito no Campeonato da Europa de Futsal Sub-19, ao golear a Itália por 7-1, num jogo em que teve um domínio avassalador, sobretudo na segunda parte. 

Diogo Sousa e Afonso Mourinha, ambos com dois golos, Lero Injai, Renato Almeida e Rodrigo Monteiro marcaram os golos da equipa de José Luís Mendes, que está na Moldávia para tentar repetir o sucesso de 2023 na Croácia, em que levantou o troféu.

Com este resultado, a formação lusa iguala, na frente do Grupo A, a Ucrânia, que também venceu por números vistosos na primeira jornada (7-0 à Moldávia). Ucranianos e portugueses vão lutar já nesta segunda-feira pela liderança isolada do agrupamento. O jogo está marcado para as 18h30 (horário de Portugal Continental) e passa em direto no Canal 11.

Na terceira jornada da fase de grupos, quarta-feira, Portugal vai defrontar a anfitriã da prova, a Moldávia.

Leo Injai com golo madrugador
Quanto ao jogo, Portugal entrou a todo o gás na partida e colocou-se em vantagem na primeira jogada de ataque que construiu. Ainda corria o primeiro minuto quando Leo Injai apareceu de repente nas costas da defesa dos italianos, a dar a melhor sequência a um passe de Miguel Malhão. 

A Itália respondeu em contra-ataque e empatou o jogo aos oito minutos, mas isso não intranquilizou a formação lusa. Antes pelo contrário: Portugal voltou a dominar todas as operações sobre a quadra, surgindo ainda mais vezes, em com grande perigo, nos domínios dos transalpinos. Numa jogada de insistência, a Seleção Nacional conquistou um canto e foi daí que nasceu o segundo golo da equipa, com Diogo Sousa a bater diretamente dali para a baliza, e a bola ainda faz um desvio antes de entrar, aos 16 minutos.  

Chuva de golos na segunda parte
No segundo tempo, a superioridade dos jovens internacionais portugueses foi ainda mais evidente. Portugal marcou em mais cinco ocasiões, garantindo um triunfo por 7-1, e podia ter faturado mais tal o número de oportunidades que conseguiu construir, diante de uma Itália que foi perdendo o fulgor físico demonstrado na primeira parte.

Diogo Sousa voltou a sobressair com um golo, aos 26 minutos, com a ajuda de Eduardo Tchuda que, com o peito, o assistiu para o 3-1. Renato Almeida marcou o quarto tento luso, num desvio junto ao segundo poste. Rodrigo Monteiro finalizou aos 31 minutos, em combinação com Martim Castela, que soube aproveitar uma defesa incompleta do guarda-redes italiano, e Afonso Mourinha fez dois golos no espaço de um minuto. 

MEDIA GUIDE

PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS

 GUIA UEFA PARA O TORNEIO

Ficha de jogo
Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 2025
Grupo A - 1.ª Jornada
Chisinau Arena
Chisinau (Moldávia)

Árbitros: Grigori Osomkov (Estónia) e Dino Kramar (Croácia)
Terceiro árbitro: Arttu Kyynaeraeinen (Finlândia)
Cronometrista: Don Ristovski (Macedónia do Norte)

PORTUGAL 7-1 ITÁLIA (2-1 ao intervalo)

Portugal (Cinco inicial): Eurico Cunha, Afonso Mourinha; Leo Injai, Renato Almeida e Miguel Malhão. 
Jogaram ainda: Diogo Carrera - Cap., Martim Castela, Tomás Nogueira,, Diogo Sousa, António Pereira, Tiago Rodrigues, Eduardo Tchuda e Rodrigo Monteiro.
Treinador: José Luís Mendes
Golos: 1-0 por Leo Injai (1'); 2-1 por Diogo Sousa (16'); 3-1 por Diogo Sousa (25'); 4-1 por Renato Almeida (27'); 5-1 por Rodrigo Monteiro (30'); 6-1 por Afonso Mourinha (35' e 36')
Disciplina: nada a assinalar

Itália (Cinco inicial): Tommaso Zanotto, Ivan Cutruneo, Ceccarelli - Cap., Alves Rodrigues, Jacopo Grosso
Jogaram ainda: Salvatore Greco, Moufqkir, Giulio Musumeci, Alessandro Merlo, Mario Musumeci, Enzo Morayelli, Centorrino, Tommaso Ciardelli e Belfassi. 
Treinador: Vanni Pedrini
Golos: 1-1 por Alves Rodrigues (8')
Disciplina: amarelo mostrado a Tommaso Zanotto (13')

 


;

Notícias