Realizaram-se 24 jogos do Campeonato de Portugal
Ficou, este domingo, concluída a 5ª jornada do Campeonato de Portugal.
Numa ronda com grandes encontros e emoções, Camacha, Bragança e GD Chaves B (série A), Rebordosa (série B), Vitória de Sernache (série C) e Louletano (Série D) lideram os quatro agrupamentos.
Assim, na série A, a equipa secundária do Desportivo de Chaves foi derrotada no terreno do AD Camacha, por 3-0, passando a partilhar o primeiro lugar com os madeirenses e com o Bragança que venceu o São martinho, por 1-0.
Ainda a norte, na série B, o Rebordosa venceu na Anadia, por 2-1, e aproveitou o empate caseiro do Vila Meã frente ao Cinfães para assumir o primeiro lugar isolado.
No grupo C, em jogo grande da jornada, o Vitória de Sernache venceu o UD Serra, que comandava a prova, por 1-0, e é o novo líder isolado.
Finalmente, a sul,no sábado, o Louletano empatou na casa do Elvas e viu aproximarem-se, têm menos um ponto, o Serpa, que ganhou 1-0, ao Vasco da Gama da Vidigueira, e o Atlético da Malveira, que venceu, fora de portas, também pela margem mínima, o Alcochetense.

(foto Alcochetense 0-1 Malveira)
O Campeonato de Portugal na época desportiva 2024/2025 é disputado por 56 clubes: os quatro que desceram da Liga 3, os 32 coletivos que asseguraram a manutenção na prova e os 20 emblemas indicados pelas Associações Distritais e Regionais. Estão em competição três equipas madeirenses e duas açorianas.
Nesta 1.ª Fase são divididos por quatro séries de 14 equipas, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica, nos termos regulamentares, com os primeiros dois classificados de cada agrupamento, num total de oito, a ficarem apurados para a 2.ª Fase – Subida assegurando, assim, a manutenção na mítica competição do futebol português.
Os cinco piores classificados de cada série descem aos campeonatos distritais, num total de 20 clubes. Os restantes 7 clubes de cada série asseguram a manutenção na Prova, num total de 28 clubes.
Confira aqui todo o calendário da prova.
FORMATO
REGULAMENTO