Equipa das Quinas recebe Bulgária a 10 de outubro. Segue-se deslocação a Gibraltar a 14 de outubro.
A Seleção Nacional sub-21 prossegue a sua Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2027, no próximo dia 10 de outubro, diante da Bulgária, no Estádio Municipal de Portimão (19h30), sendo que, após a partida, deslocar-se-á até Gibraltar, para defrontar a congénere local, no Europa Point Stadium (17h00), quatro dias depois.
A Equipa das Quinas prepara-se para disputar mais duas jornadas do apuramento para o próximo Europeu da categoria, estando presente no grupo B, juntamente com as congéneres da Chéquia, Bulgária, Escócia, Azerbaijão e Gibraltar. Recorde-se que os comandados de Luís Freire venceram os dois primeiros jogos diante do Azerbaijão (5-0), em casa, e da Escócia (2-0), fora.
Esta partida marca o regresso ao Algarve, mais concretamente à região de Portimão. Em março de 2024, a Seleção Nacional Sub-21 disputou dois encontros de qualificação para o Europeu 2025 no Algarve - triunfos diante das Ilhas Faroé (4-0) e da Croácia (5-1) -, mas em Faro. As últimas partidas disputadas em Portimão remontam ao ano de 2022, quando a formação portuguesa se preparava para disputar o Europeu 2023. Com a presença na prova já confirmada, Portugal realizou dois jogos de preparação no Estádio Municipal de Portimão, com o primeiro a terminar com uma vitória por 5-1, diante da República Checa, e o segundo com uma derrota frente ao Japão, por 2-1.
O Presidente da AF Algarve, João Pedro Gomes, mostrou-se satisfeito por voltar a receber a Seleção Nacional Sub-21 em mais uma caminhada para um Campeonato da Europa. "Como já é habitual, o Algarve volta a ser o palco eleito para um importante jogo das nossas seleções nacionais. É um orgulho e um privilégio para a Associação de Futebol do Algarve e para todos os algarvios voltarmos a acolher os jovens talentos sub21 e toda a comitiva federativa. O Algarve contribui regularmente com atletas para as seleções nacionais, sendo estas ocasiões também um incentivo e um estímulo para os nossos agentes desportivos e os nossos praticantes, particularmente os de formação, que merecem estas oportunidades para se motivarem e para que tenhamos mais e melhor futebol de base. Realçamos a disponibilidade dos dirigentes do Portimonense SAD e reconhecemos a escolha da Federação Portuguesa de Futebol, mais uma vez, pela região do Algarve. Que seja um bom espetáculo com estádio cheio. Da parte da Associação de Futebol do Algarve, contem, como sempre, com total empenho para continuar a contribuir para o sucesso das modalidades a nível regional e nacional."
Também o Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, destacou o orgulho sentido pelo município em poder voltar a contar com jogos da Seleção Nacional Sub-21 e deixou um apelo aos portugueses. “É sempre uma honra para Portimão receber a nossa Seleção, desta vez a equipa Sub-21, que representa o futuro do futebol português. Orgulhamo-nos do talento, da determinação e da paixão destes jovens jogadores, que simbolizam as nossas maiores esperanças desportivas.Estamos certos de que Portimão saberá acolher esta jornada de qualificação para o Euro 2027 com o entusiasmo e a hospitalidade que nos caracterizam. Deixo, por isso, um apelo a todos os portimonenses e adeptos da região: venham apoiar a nossa Seleção em massa, encham o estádio de cor e energia, e mostrem a estes jovens o quanto acreditamos neles.”
Bulgária como primeiro teste
O primeiro encontro desta dupla jornada, o terceiro da fase de qualificação, será diante da Bulgária, um adversário com que a Equipa das Quinas já não mede forças desde 2008. A partida está agendada para dia 10 de outubro, pelas 19h30.
Trata-se do oitavo encontro entre os escalões de sub-21 das duas nações, sendo que os outros sete terminaram com duas vitórias portuguesas (2000 e 2008), um empate (1973) e quatro triunfos búlgaros (1973, 1976, 1987 e 2007).
HISTÓRICO DIANTE DA BULGÁRIA
Segundo compromisso em Gibraltar
Quatro dias depois, segue-se novo compromisso de qualificação, mas diante de Gibraltar, no Europa Point Stadium, pelas 17h00.
Tratar-se-á do terceiro encontro entre as duas seleções, sendo que os últimos dois encontros terminaram com triunfo português (2019 e 2020).
HISTÓRICO COM GIBRALTAR