Liga BPI

Torreense bate Marítimo na Madeira

Futebol Fem. - Liga BPI

Emblema de Torres Vedras deu a volta ao resultado

O Torreense venceu, este domingo, o Marítimo, na ilha da Madeira, por 4-2, depois de ter chegado ao intervalo a perder por 2-1. Daniuska Rodriguez foi a figura do encontro, assumindo um papel decisivo na reviravolta que garantiu a primeira vitória da equipa de Torres Vedras na competição.

O Marítimo inaugurou o marcador cedo (18’) na sua melhor jogada da primeira parte: Rita Coutinho, com excelente visão de jogo, descobriu Érica Costa em movimento diagonal, e a avançada, já dentro da área, não perdoou, rematando de pé esquerdo para o 1-0. Até então, a partida tinha decorrido equilibrada, com iniciativa bastante repartida, e sem ocasiões de verdadeiro perigo. O golo, fruto da combinação entre Rita Coutinho e Érica Costa, quebrou essa monotonia e trouxe maior intensidade ao encontro.

A reação não demorou, registe-se, e a equipa de Torres Vedras chegou ao empate (30’), numa jogada de grande qualidade individual de Daniuska Rodríguez. A venezuelana arrancou pelo flanco esquerdo, deixou uma adversária para trás com classe, e colocou a bola milimetricamente na área, onde Maile Hayes, de cabeça, concluiu com eficácia para o 1-1. O golo devolveu justiça ao marcador, numa partida bem disputada e até então marcada pelo equilíbrio.

O equilíbrio voltou a ser desfeito já em tempo de compensação (45’+3’), num lance improvável. Gabi Zidoi assumiu a marcação de um livre, ainda no seu meio-campo, e arriscou um remate longo - a bola saiu forte, com muita trajetória e efeito, ganhou altura e desceu rapidamente sobre a baliza; Janny Belém, mal posicionada, ainda deu um passo em frente, mas acabou surpreendida, vendo a bola passar-lhe por cima. Um momento de inspiração para Zidoi e de infortúnio para a guarda-redes visitante, que permitiu ao Marítimo colocar-se, de novo, em vantagem.

A segunda parte mal tinha começado quando surgiu o golo do empate:  Catarina Pereira destacou-se: a lateral arriscou de longe e, com um remate certeiro e feliz, restabeleceu a igualdade. O lance nasceu de uma excelente abertura de Maile Hayes, que encontrou espaço para assistir a colega, permitindo-lhe assinar o 2-2.

O golo animou ainda mais a equipa visitante, que passou a carregar com maior insistência sobre a baliza de Panis, muito impulsionada pelas iniciativas de Daniuska. E seria mesmo a venezuelana a devolver a vantagem ao marcador: Daniuska aproveitou a bola solta na área, após um alívio incompleto da defesa, e rematou de pé direito, na sequência de uma jogada construída pelo corredor direito.

Numa fase em que as visitantes controlavam o jogo e circulavam a bola com maior assiduidade frente a um adversário mais retraído, surgiu novo golo. Desta vez foi Ava Seelenfreund a marcar, após assistência de Raquel Ferreira.

Ambas tinham sido lançadas entretanto no jogo e corresponderam da melhor forma, reforçando a vantagem. Já em tempo de compensação, Liliana Gonçalves ainda conseguiu marcar, mas o lance acabou por ser anulado após revisão do VAR.

FICHA DE JOGO
Liga BPI
2ª jornada
Época 2025/26

CS MARÍTIMO 2-4 SCU TORREENSE
( 2-1 ao intervalo)
Campo da Imaculada Conceição

Árbitra: Teresa Oliveira
Árbitras assistentes: Taisa Tavares e Paula Pereira
Quarta árbitra: Ana Oliveira

MARÍTIMO: Nicole Panis, Jenna Holtz, Sade Heinrichs, Gabi Zidoi, Leah de Oliveira, Rita Coutinho (Catarina Abreu, 84’), Sara Ferreira (Carol Ferreira, 72’), Érica Costa (Cap.), Liliana Gonçalves, Lara Costa, Fatumata Sissé.
Suplentes não utilizadas: Bárbara Santos, Carolina Nunes, Lara Pestana, Alexandra Silva, Sara Nóbrega.
Treinador: Luís Gabriel Teixeira
Disciplina: cartão amarelo para Sara Ferreira (40’), Leah Oliveira (55’).

TORREENSE: Janny Belém, Jesi Rossman, Carolina Correia (Cap.), Maile Hayes (Tess Salvestrin, 87’), Daniuska Rodriguez, Rafaela Rufino, Janaina Weimer (Ava Seelenfreund, 72’), Paloma Lemos (Nicole Nunes, 72’), Catarina Pereira, Inga Konst, Bárbara Lopes (Raquel Ferreira, 59’).
Suplentes não utilizadas: Carolina Jóia, Matilde Costa, Margarida Guerreiro, Maria Gabriela Gonçalves.
Treinador: Gonçalo Nunes.
Disciplina: cartão amarelo para Bárbara Lopes (33’),

Golos: 1-0 (Érica Costa, 18’), 1-1 (Maile Hayes, 30’), 2-1 (Gabi Zidoi, 45’+3’), 2-2 (Catarina Pereira, 52’), 2-3 (Daniuska Rodriguez, 68’), 2-4 (Ava Seelenfreund, 80’).

MULHER DO JOGO
Daniuska Rodriguez (Torreense)

Segura a defender e inspirada a atacar, a médio venezuelana esteve em grande plano e foi a protagonista da reviravolta. Para além de ter assinado uma assistência no primeiro golo, após uma excelente jogada, marcou o 3-2, e rubricou mais uma exibição de qualidade.


;
;
21 de Setembro 2025
Foto

FPF