Quatro golos nos últimos 45 minutos
Sanjoanense e São João de Ver empataram (2-2), nesta tarde de sábado, num jogo intenso e competitivo, com uma segunda parte particularmente animada, marcada pelos quatro golos. Com este resultado, a equipa de São João da Madeira mantém o quarto lugar, agora com 6 pontos, enquanto o seu adversário de hoje continua na última posição, com apenas dois pontos.
O apito inicial trouxe um ambiente de grande expectativa, mas rapidamente se percebeu que não haveria lugar para cautelas excessivas. As duas equipas entraram destemidas, muito bem organizadas no terreno, e a procurarem dividir o jogo. A bola circulou com velocidade de um lado para o outro, num registo aberto, em que ambas procuraram assumir a iniciativa e empurrar o adversário para trás.

O primeiro momento de emoção surgiu aos 7 minutos, quando Mosquera, sem hesitar, arrancou um remate poderoso à entrada da área, mas a bola saiu junto ao poste. Foi o primeiro aviso de que ninguém estava na disposição de esperar pelo erro alheio — o jogo prometia, pois, intensidade, emoção e, sobretudo, golos.
Numa fase de grande equilíbrio, Leo Cá teve a melhor ocasião (28’), mas, isolado perante o guarda-redes João Monteiro, atirou muito por cima. Só dois minutos depois, nova ocasião flagrante, de novo para os homens de São João da Madeira: Federico Cezar rematou com perigo, mas Bruno Pereira respondeu com uma grande defesa, segurando a igualdade, a zero, resultado com que fechou o primeiro tempo.

Tal como se antecipava, a segunda parte trouxe um jogo mais aberto, com as duas equipas a procurarem ativamente a vitória. Os visitantes adiantaram-se no marcador (56’), através de Pedro Marques, que finalizou uma jogada exemplarmente conduzida por Joel Monteiro. Em posição favorável para marcar, Monteiro optou por assistir o colega, que não desperdiçou. A vantagem, contudo, durou pouco.
Dez minutos depois, João Couto restabeleceu a igualdade, concluindo com determinação uma jogada que ele próprio tinha iniciado, aparecendo na área no momento certo para fazer o golo, e a passe de Miguel Lopes, entretanto lançado no jogo.

Miguel Lopes acabou por desfazer a igualdade (83’) com um remate oportuno a passe de João Couto. Antes, Kiko Félix tinha mostrado qualidade (75’) mas precipitou-se no remate, enviando a bola muito por cima.
Nos instantes finais, já em tempo de compensação (90’+4), Joel Monteiro aproveitou a confusão na área, originada por um livre, para selar o 2-2. Um desfecho que, olhando para a partida como um todo, se apresenta justo.

FICHA DO JOGO
AD SANJOANENSE 2-2 SÃO JOÃO DE VÊR
( 0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard
Série A 2025/26
Jornada 4
Estádio Conde Dias Garcia
Árbitro: Carlos Teixeira
Árbitros assistentes: Márcio Ribeiro e Fábio Araújo
Quarto árbitro: Hugo Gonçalves
SANJOANENSE: João Monteiro, Janico, Nando, Ruben Cardoso (Filipe Maio, 22’), Rui Santos (Miguel Lopes, 60’), João Daniel (João Couto, 60’), Sérgio Mosquera (Edu Pinheiro, 60’), Kiko Félix (Wander, 82’), Vitinha (Cap.), Vasco Gomes, Federico Cezar.
Suplentes não utilizados: André Duarte, Alan Caló, Rafael Gomes, Leandro Tipote.
Treinador: Juan Cruz
Disciplina: cartão amarelo para Federico Cezar (57’), João Daniel (82’), Rafael Gomes (83’), Nando (90’+3’).
SÃO JOÃO DE VER: Bruno Pereira, João Serrão, Diogo Barbosa (Cap.) (João Castro, 85’), Pedro Marques (Campas, 90’+4’), Juninho (Erick, 82’), Jessé, Rui Bruno (João Monteiro, 46’), Joel Monteiro, Léo Cá (Firmino, 46’), Washington, Miguel Vilela.
Suplentes não utilizados: Benjamim, Campas, Rafael Vilela, Vater Gomes, Araki.
Treinador: Pedro Lomba
Disciplina: cartão amarelo para Firmino (53’), Washington (63’), Diogo Barbosa (67’), João Monteiro (79’).
Golos: 0-1 Pedro Marques (56'); 1-1 João Couto (66’); 2-1 Miguel Lopes (83’); 2-2 Joel Monteiro (90’+4’).

HOMEM DO JOGO
MIGUEL LOPES (AD SANJOANENSE)
Meia hora em campo e um impacto notável: uma assistência e um golo, dois momentos decisivos que ajudaram a equipa a conquistar mais um ponto. A sua entrada trouxe dinâmica ao ataque, tornando-o mais eficiente e perigoso.