Seleção vence a Polónia por 2-1
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia venceu, esta sexta-feira, a congénere da Polónia, por 2-1, na última jornada da fase de grupos da Superfinal da Liga Europeia.
Em Viareggio, a Equipa das Quinas, apurada para as meias-finais da competição, encerra esta fase com quatro pontos, ficando na liderança do Grupo A. Espanha e Ucrânia medem forças ao final da tarde, com a vencida a defrontar a turma lusa no sábado.
As comandadas de Alan Cavalcanti ambicionam a conquista inédita do título europeu após dois segundos lugares consecutivos (2023 e 2024), viajando rumo a esta comuna italiana da região da Toscana, província de Lucca, com cerca de 63.000 habitantes, com vontade e determinação de escrever um novo capítulo na história do futebol de praia feminino português, com as polacas a serem as atuais campeãs europeias.
O Selecionador Nacional convocou 12 jogadoras para este importante momento competitivo.
DECLARAÇÕES

Quanto ao jogo, a equipa portuguesa entrou a querer controlar, com Marta Simões, aos cinco minutos, a ter nos pés uma grande oportunidade de abrir o marcador, após receber na boca da baliza uma bola de Inês Cruz, tentou à primeira, tentou à segunda, mas a guardiã polaca teimava em brilhar e a impedir o golo lusitano. No entanto, o primeiro foi mesmo para o lado do conjunto de Mateusz Sroka, com Andreia Silva a perder o esférico no lado direito da defensiva portuguesa, aos sete minutos, com Malgorzata Korda a aproveitar a chance, a conduzir a bola até à área, para atirar cruzado para o 0-1.
No segundo período, a Equipa das Quinas começou a desferir vários ataques na defensiva adversária, com um remate de Ema Toscano, aos quatro minutos, a passar a centímetros do travessão de Karolina Palacios. As comandadas de Alan Cavalcanti tanto que tentaram que conseguiram finalmente marcar, aos nove minutos do segundo tempo, com Carolina Ferreira a receber na esquerda e a rematar rasteiro para o tento da igualdade. De seguida, a Polónia respondeu, com Justyna Matusiak a acertar na barra, após remate acrobático, levando o marcador a 1-1 para o derradeiro período, onde se decidirá qual das duas nações que avançará para a próxima fase como primeira classsificada do agrupamento.
A última e decisiva parte guardava um verdadeiro duelo de titãs, com um jogo muito duro e intenso, com uma forte batalhab no centro do areal transalpino. Mas, quando tudo indicava que não haveria mais golos surgia o golo das portuguesas: marcava o minuto 11 no placard e Jamila Marreiras servia Inês Cruz na esquerda do campo, que rematou certeiro, com a redondinha a entrar no ângulo superior direito da seleção de leste.
Face a este resultado, o conjunto nacional segue para as meias-finais, na liderança do Grupo A, enfrentando a vencida do Espanha x Ucrânia, no encontro de acesso à final de domingo.

Ficha de Jogo
Superfinal da Liga Europeia
Viareggio, Itália
2ª Jornada
Grupo A
PORTUGAL - POLÓNIA
1ºÁrbitro: Matthieu Dor (FRA)
2ºÁrbitro: Raffaele Delvecchio (SMR)
3ºÁrbitro: Mehdi Sayoud (BEL)
Cronometrista: Vladimir Tashkov (BUL)
1ºP: 0-1
2ºP: 1-1
3ºP: 2-1
PORTUGAL (cinco incial): Jamila Marreiros - cap. (GR), Joana Meira, Inês Cruz, Carolina Ferreira e Cristiana Costa
Jogaram ainda: Ema Toscano, Joana Flores, Andreia Silva, Beatriz Tristão, Joana Vasco e Marta Simões
Selecionador Nacional: Alan Cavalcanti
Disciplina: cartão amarelo para Joana Vasco (5', 3'P)
POLÓNIA (cinco inicial): Karolina Palacios (GR), Katarzyna Gozdek, Aleksandra Sudyk, Klaudia Tobiczyk e Klaudia Kaminska,
Jogaram ainda: Adriana Banaszkiewicz (GR), Natalia Krawczyk, Anna Jalocha, Malgorzata Korda, Justyna Matusiak, Dagmara Suskiewicz - cap.
Selecionador Nacional: Mateusz Sroka
Disciplina: nada a assinalar
Golos: 0-1, Malgorzata Korda (7', 1ºP); 1-1, Carolina Ferreira (9', 2ºP); 2-1, Inês Cruz (11, 3ºP)
Programação Geral
13 de setembro | sábado
Meias-Finais
14 de setembro | domingo
Final
Os horários são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental