Seleção Sub-21

Luís Freire e Gustavo Sá querem somar nova vitória

Seleção Sub-21

Dia marcado pela realização do treino oficial

A Seleção Nacional Sub-21 realizou, esta segunda-feira, a sessão de treino oficial, no Fir Park Stadium, em Motherwell, palco da partida desta terça-feira diante da Escócia, congénere local. O encontro terá início às 19h00 e será transmitido em direto no Canal 11.

Antes da sessão de trabalhos, o Selecionador Nacional Luís Freire, bem como o capitão de equipa Gustavo Sá, fizeram a antevisão à partida. 

Para o técnico, Portugal tem feito uma boa preparação ao longo destes dias, o que dá à Equipa das Quinas condições para se apresentar com qualidade dentro de campo, no jogo desta terça-feira. “O grupo está bem. Construiu boas relações rapidamente, apesar do pouco tempo de trabalho. Conhecemos rapidamente os jogadores e os jogadores também entre si estão a criar boas relações. No campo estamos sempre a trabalhar de forma séria. Estamos cada vez mais esclarecidos com o que temos que fazer e amanhã vamos apresentar-nos a um bom nível", disse.

Luís Freire fez um raio-X à formação escocesa e deixou bem clara a ambição portuguesa em somar mais três pontos na caminhada rumo ao Euro 2027. “O adversário pode utilizar dois sistemas, o ‘3-4-3’ ou o ‘3-5-2’, e pressionar com dois avançados ou com três jogadores na frente. A Escócia está sempre à procura de uma construção apoiada para, depois, conseguir explorar as costas da defesa contrária. Vão utilizar sobretudo um jogo direto e temos de ter atenção na recuperação defensiva. Têm jogadores já na primeira liga da Escócia, vários a jogar no principal campeonato sueco, outros a jogar na segunda liga inglesa, portanto já um nível maior também a nível individual dos seus jogadores. Acredito que seja um jogo de quase tudo ou nada para eles, na perspetiva de não perderem o comboio das seleções que se podem apurar para o Europeu. Para nós, também é um jogo muito importante, porque queremos dar sequência à vitória que tivemos e fazer seis pontos em dois jogos”, afirmou.

O Selecionador Nacional voltou a elogiar a exibição da equipa no primeiro jogo e deixa o mote para o encontro desta terça-feira. "A nível ofensivo, para primeiro jogo fiquei satisfeito. O Azerbaijão obrigou-nos a jogar contra um bloco baixo e muito fechado. Creio que tivemos 16 oportunidades de golo, o que é muito bom para esta fase. A nível individual, também tivemos jogadores a um bom nível. Defensivamente, a linha defensiva foi muito capaz de lidar com as ameaças do Azerbaijão. Amanhã é outro teste, com outro nível de dificuldade. Queremos uma equipa dinâmica, que fure uma linha de cinco defesas, que quase de certeza surgirá. Temos de ser muito dinâmicos, móveis, reativos à perda da bola e capazes de disputar este jogo, que, às vezes, vai ser mais de duelos e segundas bolas”, salientou.

Numa altura em que estamos a chegar ao término deste momento competitivo, Luís Freire faz um balanço positivo destes dias de trabalho com o grupo. “A experiência está a ser muito positiva. É intenso. São poucos dias para passar várias ideias, mas está a ser muito positivo. Os jogadores esforçam-se para aceder ao que vamos dizendo a nível de disciplina e compromisso no trabalho, porque há pouco tempo e temos de estar concentrados”, concluiu.

Também Gustavo Sá falou aos jornalistas e deu conta do que espera para o embate frente à Escócia. “As expectativas são sempre altas. Quando viemos sabíamos que íamos ter dois jogos e que iam ser dois jogos para ganhar. Vai ser um jogo completamente diferente do anterior. Jogaremos fora, contra uma equipa mais intensa e organizada, e sabemos que será difícil, mas a nossa missão é alcançar os seis pontos nestes dois jogos", começou por dizer.

Gustavo é o capitão deste conjunto nacional, a par de Mateus Fernandes. Para o centrocampista trata-se de uma responsabilidade, acrescida de um grande orgulho. “É um papel que exige responsabilidade e o mister fez questão de referir isso mesmo a mim e ao Mateus. Claro que estou feliz e orgulhoso por ser um dos capitães. Sempre tive esse papel dentro de mim, deixa-me feliz, mas não é nada que possa retirar o foco do que mais quero fazer, que é ajudar a seleção”, salientou.

O internacional português deixa ainda elogios aos dias de trabalho com o novo Selecionador Nacional. "O contacto está a ser bom. Temos tido pouco tempo para trabalhar, mas isso é normal, já se sabe que os estágios são curtos. O mister e a equipa técnica têm-nos ajudado a criar boas relações entre todos, porque também não nos conhecíamos todos antes deste estágio. Criámos relações muito rápido e esse conhecimento uns dos outros dentro e fora de campo vai ajudar muito em cada jogo e cada treino", defendeu.

Eis a lista completa atualizada: 

Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Pinto (CF Estrela Amadora) e João Carvalho (SC Braga);

Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Muniz (Sporting CP), José Sampaio (FC Vizela), Leonardo Barroso (Chicago Fire FC), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia);

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Veloso (SL Benfica), Mateus Fernandes (West Ham United FC) e Mathias de Amorim (FC Famalicão);

Avançados: Afonso Moreira (Olympique Lyonnais), Carlos Forbs (Club Brugge KV), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Gustavo Varela (Gil Vicente FC), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (SC Braga) e Vivaldo Semedo (Watford FC);

HISTÓRICO COM A ESCÓCIA

Estes jogos iniciam a qualificação lusa para o Euro 2027, onde Portugal enfrentará igualmente, no Grupo B, as equipas da Chéquia, Bulgária e Gibraltar.

Programa geral:

09 de setembro | 3.ª feira
19h00: jogo Escócia x Portugal (Fir Park Stadium, Motherwell)

10 de setembro | 4.ª feira
08h55: partida para Amesterdão
11h30: chegada a Amesterdão
12h35: partida para Lisboa
14h35: chegada a Lisboa


;

Notícias