Seleção Sub-21

Luís Freire e Mateus Fernandes querem começar com vitória

Seleção Sub-21

Último treino antes da estreia na Fase de Qualificação esta sexta-feira, diante do Azerbaijão.

A Seleção Nacional Sub-21 trabalhou, esta quinta-feira, pela última vez antes do jogo inaugural da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2027, diante do Azerbaijão, agendado para esta sexta-feira, às 19h30, em Barcelos. 

Antes da sessão de trabalhos, o Selecionador Nacional Luís Freire e Mateus Fernandes, um dos capitães de equipa, fizeram a antevisão à partida em conferência de imprensa.

O técnico começou por deixar uma mensagem às famílias das vítimas do acidente do Elevador da Glória, em Lisboa, fazendo, posteriormente, um balanço positivo destes primeiros dias de trabalho e elogiando a postura dos atletas. "É um estágio denso, onde temos que passar várias ideias, desde a ideia de jogo à ideia de grupo, construir a nossa forma de estar dentro e fora de campo, as nossas lideranças. Tem sido um estágio muito produtivo e onde tem havido um total empenho dos jogadores, naquilo que é a preparação do jogo em si, mas em cada treino aprender aquilo que é passado e há uma motivação grande em representar o país nesta competição que agora vamos começar. Está a ser feita uma construção boa do grupo, temos tido boas conversas e as coisas estão a correr francamente bem no dia-a-dia", disse.

Luís Freire analisa o adversário desta sexta-feira e deixa o mote para o que pretende ver da Equipa das Quinas no futuro. “O Azerbaijão normalmente joga com um sistema de cinco defesas, quatro médios e um avançado. Têm três centrais a construir. Têm três jogadores rápidos na frente. É uma equipa que nem sempre procura pressionar. Poderá fechar-se. Vamos ter de ter intensidade. Vamos ter de circular rápido a bola e de ter paciência para abrir espaços. Vamos ter que ser ambiciosos em reagir forte à perda, recuperar rápido a bola, aumentar o ritmo do jogo. Isso é da nossa competência. Este é um início de processo. Neste estágio, pensamos em ganhar e em construir coisas para o futuro, estamos muito focados no nosso jogo para termos um Portugal com ideias e com uma postura séria e ambiciosa para ganharmos”, salientou.

Questionado sobre o sistema a adotar neste jogo de estreia, o Selecionador Nacional não abriu o jogo. "Poderemos jogar ao longo do tempo com as características dos jogadores. Isto é um processo evolutivo. Temos dois sistemas preparados, podem ver um amanhã. Não vou revelar qual é, porque essa dúvida é uma das vantagens que temos neste arranque, mas temos dois sistemas que vamos utilizar ao longo deste apuramento", afirmou.

Luís Freire deixou elogios à forma como os jogadores se têm apresentado no estágio. "Temos que ser honestos, francos, ter um grande espírito de grupo, porque todos juntos é que podemos fazer alguma coisa. Temos que nos apoiar em todos os momentos, sermos fortes mentalmente. Depois temos que procurar dar sempre o máximo e isso é inegociável. Tenho a certeza, pelo que vejo, que tenho os jogadores muito focados nisso também. Estou a gostar muito de trabalhar com eles, estão a dar o máximo e acredito que vamos entrar com a postura certa", considerou.

Por fim, o Selecionador Nacional falou de como estão a ser estes primeiros tempos ao comando técnico dos Sub-21. "Fui muito bem recebido. Toda a direção, inclusive o Presidente Pedro Proença, deu-me todo o conforto para abraçar este projeto. Sou também muito bem recebido pelos clubes onde vou ver os jogos e falar com as pessoas e agradeço-lhes desde já, também. Depois a nível de trabalho, é um trabalho intenso. Temos de passar muitas coisas aos jogadores, a recetividade deles tem sido fantástica. A evolução está a ser muito positiva, vamos ver já amanhã um Portugal com identidade e a crescer ao longo dos tempos. É um trabalho intenso este de passar em três ou quatro dias uma ideia, num clube temos mais tempo. É um desafio que estou a abraçar com máxima ambição", concluiu.

Também Mateus Fernandes falou à comunicação social e lançou o jogo que marca uma nova fase na Seleção Sub-21. "É uma nova fase para muitos jogadores, para o staff e para a própria equipa. Queremos ganhar, impor a nossa identidade. A equipa tentou ajudar o staff e vice-versa. Estamos muito motivados para representar a nossa seleção, é algo único na carreira", disse. 

Apesar de Portugal ser teoricamente mais forte, Mateus Fernandes alerta para os perigos de se defrontar uma equipa que trabalhe bem a nível defensivo. "Tivemos casos destas seleções no passado, equipas com quem foi super difícil ganhar porque não tivemos a tal paciência. Sabemos os momentos em que podemos ser mais intensos e onde estão os buracos. Temos qualidade suficiente para encontrar esses espaços. Estamos confiantes e com muita vontade de vencer", defendeu.

O internacional português é um dos capitães de equipa e revela-se orgulhoso da confiança delegada em si. "Posso revelar que sou um dos capitães, tenho uma nova responsabilidade que aceitei com muito agrado. É algo que tenho vindo a trabalhar. É importante termos líderes nas equipas, tentei sempre estar perto dos capitães ao longo do meu percurso porque são pessoas que tentam ajudar nas oscilações do grupo. A equipa é completamente diferente daquela que estava no ciclo de há dois anos, cabe à malta que está há mais tempo ajudar só mais novos", explicou.

Por fim, Mateus Fernandes reiterou o orgulho que é representar Portugal. "Representar a Seleção é algo único, independentemente do escalão. É algo com que qualquer criança sonha. Para quem está lá fora é um momento para aproveitar melhor o que está fora do campo: a comida, o falar português, é tudo mais sentido. Vamos ter um adversário agressivo, mas somos Portugal e acreditamos no que podemos fazer", concluiu.

Recorde-se que a Equipa das Quinas defronta, num primeiro momento, a congénere do Azerbaijão, dia 5 de setembro, em Barcelos (19h30), sendo que o segundo encontro disputa-se quatro dias depois, diante da Escócia, em Motherwell (19h00). 

Para o jogo no Estádio Cidade de Barcelos, a entrada é livre, mediante levantamento de bilhete no recinto do jogo. Saiba tudo aqui. 

Eis a lista completa atualizada: 

Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Pinto (CF Estrela Amadora) e João Carvalho (SC Braga);

Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Muniz (Sporting CP), José Sampaio (FC Vizela), Leonardo Barroso (Chicago Fire FC), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia);

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Veloso (SL Benfica), Mateus Fernandes (West Ham United FC) e Mathias de Amorim (FC Famalicão);

Avançados: Afonso Moreira (Olympique Lyonnais), Carlos Forbs (Club Brugge KV), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Gustavo Varela (Gil Vicente FC), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (SC Braga) e Vivaldo Semedo (Watford FC);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

HISTÓRICO DIANTE DO AZERBAIJÃO

HISTÓRICO COM A ESCÓCIA

Estes jogos iniciam a qualificação lusa para o Euro 2027, onde Portugal enfrentará igualmente, no Grupo B, as equipas da Chéquia, Bulgária e Gibraltar.

Programa geral:

05 de setembro | 6.ª feira
19h30: jogo Portugal x Azerbaijão (Estádio Cidade de Barcelos)

06 de setembro | sábado
17h30: treino (Estádio Cidade de Barcelos)

07 de setembro | domingo
10h15: treino (Sports Valley Football Complex)
16h55: partida para a Escócia
19h35: chegada a Edimburgo

08 de setembro | 2.ª feira
18h00: treino oficial (Fir Park Stadium)

09 de setembro | 3.ª feira
19h00: jogo Escócia x Portugal (Fir Park Stadium, Motherwell)

10 de setembro | 4.ª feira
08h55: partida para Amesterdão
11h30: chegada a Amesterdão
12h35: partida para Lisboa
14h35: chegada a Lisboa


;

Notícias