Portugal rende homenagem a Diogo Jota e Jorge Costa

Institucional

Internacionais condecorados pelo Presidente da República e distinguidos pela FPF

O dia 2 de setembro de 2025 será para sempre recordado como aquele em que Portugal rendeu homenagem eterna a Diogo Jota e Jorge Costa, internacionais portugueses recentemente falecidos mas eternamente perpetuados no coração de todos nós.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, a título póstumo, Diogo Jota e Jorge Costa, confiando aos seus familiares mais próximos, as insígnias de Comendadores da Ordem de Mérito.

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, também fez questão de se associar a esta homenagem, distinguindo os dois antigos jogadores com a Medalha de Atleta de Mérito.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, enfatizou sobre “o momento particularmente especial para as famílias do Diogo e do Jorge”, não esquecendo André Silva, irmão de Jota, também ele vitimado pelo trágico acidente.

O líder federativo garantiu também que “Diogo Jota e Jorge Costa jamais serão esquecidos”.

“Serão, pelo contrário, eternizados. Pelo que deram ao futebol português, mas também pelo que foram enquanto homens. É por isso que estamos todos aqui hoje. Para honrar a memória do Diogo Jota e do Jorge Costa. Como instituição centenária, a Federação Portuguesa de Futebol vive da sua história. E tem a obrigação de honrar aqueles que a construíram. Homens como o Diogo Jota e o Jorge Costa, que amavam o Futebol. Que amavam o seu País. Que amavam a sua Seleção. Homens que defenderam, com valentia e dedicação, as cores da nossa Bandeira. Homens que promoveram, em Portugal e no estrangeiro, os valores que defendemos. Homens que, cada um no seu tempo e cada um à sua maneira, contribuíram para sermos aquilo que somos hoje. É uma garantia que deixo a todos os que estão nesta sala, em especial às suas famílias: jamais permitiremos que o Diogo e o Jorge sejam esquecidos!”

Luís Montenegro dedicou uma palavra especial às famílias de Diogo Jota e Jorge Costa, sublinhando que ambas “têm todas as razões para estarem orgulhosas", já que os seus entes queridos "fizeram parte de um núcleo muito pequeno de atletas que atingem um patamar de excelência tal , que representam no que fazem, não apenas eles próprios, mas toda uma comunidade”.

“A distinção que hoje lhes é entregue, é justa. É o símbolo de gratidão e de reconhecimento do povo português. Ao Diogo, ao André e ao Jorge, podemos dizer ‘obrigado’. Obrigado pelo legado que nos deixam, pelo que fizeram por todos nós, pela força que nos deixam para continuarmos a lutar pela nossa bandeira. Obrigado por manterem acesa a chama de podermos dizer que somos capazes de ser os melhores dos melhores”, frisou.

O Primeiro-Ministro socorreu-se ainda da presença de Cristiano Ronaldo para encerrar a sua intervenção com o maior dos elogios a Diogo Jota e Jorge Costa: “Temos aqui connosco o melhor do Mundo, o melhor de sempre [refere-se a Cristiano Ronaldo]. Ele só foi e é o melhor do Mundo e o melhor de sempre porque teve - e tem - companheiros de igual valor a seu lado.”

A cerimónia decorreu na Cidade do Futebol, em plena Casa das Seleções, onde está concentrada a Seleção Nacional A, no âmbito do pontapé de saída na fase de qualificação para o Mundial 2026.

Estiveram presentes todos os 23 (+1) convocados por Roberto Martínez, com especial destaque para Rúben Neves, que teve oportunidade de tomar a palavra, em nome do grupo, dada a sua proximidade a Diogo Jota.

“Eu e toda a Seleção Nacional, faremos de tudo para manter o Diogo presente, aqui connosco, na nossa Seleção. Obrigado Jorge e Diogo. Para sempre, nos nossos corações”, vincou o novo dono da camisola 21 de Portugal, precisamente aquela que Jota ajudou a eternizar.

A propósito, os internacionais participantes na conquista da mais recente edição da Liga das Nações, também foram agraciados pelo Presidente da República, com a atribuição da respetiva insígnia da Ordem de Mérito. 

Após a cerimónia de entrega de insígnias e distinções, procedeu-se à inauguração da Praça dos Heróis, um espaço onde se pretende honrar todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento do Futebol Português.

Margarida Balseiro Lopes e André Villas-Boas destacaram-se entre os ilustres convidados. A Ministra da Cultura e do Desporto acompanhou o Primeiro-Ministro no momento da entrega das distinções, tal como o presidente do Futebol Clube do Porto, instituição umbilicalmente ligada à carreira de Diogo Silva e Jorge Costa.


;

Notícias