Portugal bate Itália e faz o pleno na Liga Europeia

Futebol Praia Fem. - Seleção A

Lusas dominaram a 1.ª etapa desta competição internacional

Depois das vitórias sobre Suíça e Países Baixos, a Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia saiu em beleza da 1.ª etapa da Liga Europeia, ao vencer a Itália, na derradeira jornada da prova, garantindo também a qualificação para a Super Final. 

As lusas venceram por 4-3, num jogo intenso, emocionante e de resultado incerto até ao último apito. Com dois golos de Mélissa Gomes, um de Ema Toscano e outro de Cristiana Costa, Portugal levou a melhor sobre Itália, que nunca desistiu e deu luta até ao fim. 

Comandadas por Alan Cavalcanti, as portuguesas precisavam apenas de empatar para confirmar o 1.º lugar do grupo, pelo que a vitória reforçou o estatuto de Portugal enquanto candidato a mais uma conquista na Liga Europeia. Ao vencer os Países Baixos na derradeira jornada (8-1), a Suíça aproveitou a derrota das italianas e fechou no 2.º lugar.

A 1.ª Etapa da Liga Europeia Feminina decorreu em Castellammare Di Stabia, no sul de Itália. Segue-se a Super Final, igualmente em solo italiano, mas em Viareggio, de 9 a 14 de setembro.

Ficha de jogo
LIGA EUROPEIA FEMININA  
1.ª etapa | 3.ª jornada
ITÁLIA 3-4 PORTUGAL
Stabia Beach Arena, Itália
27 de julho de 2025

 Equipa de Arbitragem
1.º Árbitro: Oleg Cebotari (Moldávia)
2.º Árbitro: Stefania Bonnici (Itália)
3.º Árbitro: Tomas Nejedly (Chéquia)
Cronometrista: Kanstantsin Pshonny (Bielorrússia)

1.º Período: 0-1
2.º Período: 2-2
3.º Período: 1-1

ITÁLIA (cinco inicial): Martina Galloni (GR), Alice Ferrazza, Fabiana Vecchione, Roberta Illiano e Silvia Nietante.
Suplentes: Valeria Dilettuso (GR), Giulia Olivieri, Carmela Ciccarelli, Debora Naticchioni, Erika Veglio, Stephanie Galluccio e Veronica Privitera.
Selecionador Nacional: Simone Feudi.
Disciplina: Cartões amarelos a Illiano (12’ 2P), Ferrazza (1’ 3P e 9’ 3P) e Vecchione (5’ 3P): cartão vermelho a Ferrazza (9’ 3P).

PORTUGAL (cinco inicial): Jamila Marreiros (GR), Joana Meira, Inês Cruz, Cristiana Costa e Mélissa Gomes.
Suplentes: Lara Silva (GR), Ema Toscano, Andreia Silva, Daniela Pereira, Joana Flores, Érica Ferreira, Carolina Ferreira.
Selecionador Nacional: Alan Cavalcanti.
Disciplina: nada a registar.

Golos: 0-1 Ema Toscano (6' 1P); 1-1 Alice Ferrazza (1' 2P); 1-2 Mélissa Gomes (6' 2P); 1-3 Cristiana Costa (8' 2P); 2-3 Silvia Nietante (10' 2P); 3-3 Giulia Olivieri (6' 3P); 3-4 Mélissa Gomes (8' 3P).


;