Vitória da Equipa das Quinas

Futebol Praia - Seleção A

Triunfo, por 6-5, diante da Suíça

A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta sexta-feira, frente à congénere da Suíça, por 6-5, na 1ª Jornada desta etapa da Liga Europeia, no Batumi Beach Arena, na Geórgia.

Rúben Brilhante (2), Miguel Pintado (2), Rui Coimbra e André Lourenço foram os autores dos golos dos Heróis da Areia.

Portugal soma, assim, nove pontes na qualificação com três vitórias, enfrentando ainda a Estónia (19 de julho) e Geórgia (20 de julho).

Com cada nação a participar em duas rondas e sendo esta a última para a Equipa das Quinas, só no final das quatro etapas inicias da prova (termina a 3 de agosto) é que fica definido as oito seleções que somaram o maior número de pontos e que qualificar-se-ão para a tão desejada Superfinal, a ter lugar em Viareggio (Itália), de 9 a 14 de setembro, com Portugal a ser o atual vencedor do título.

O Selecionador Nacional, Mário Narciso, chamou 12 jogadores para este período competitivo.

Quanto ao jogo, as duas equipas entraram expectantes com uma forte componente tática a marcar os primeiros minutos. Os Heróis da Areia tiveram a primeira grande oportunidade, vinda dos pés de Rúben Brilhante, mas foram os helvéticos a abrir o marcador, logo aos quatro minutos. O guardião Eliott assistiu Philipp Borer, que do seu meio-campo atirou forte rasteiro, com o esférico a ressaltar na areia e a bater Pedro Mano.

A Suíça continuou a imprimir o seu ritmo de jogo, chegando mesmo ao segundo golo, de livre direto central, aos oito minutos, novamente com Borer a rematar forte, com Mano ainda a tocar na bola, mas sem efeito, colocando o resultado no 0-2.

O segundo tempo iniciou-se de forma "Brilhante" para a equipa de Mário Narciso, com Rúben a recuperar a bola junto à sua baliza, a conduzir a redondinha colada ao pé, passando por três adversários até colocar, de maneira exemplar, o esférico, no ângulo esquerdo da baliza de Eliott. A seleção da Suíça não se deixou ficar e voltou a colocar a vantagem em dois golos, com Hodel a faturar, de pé esquerdo, na bola de saída. Aos quatro minutos, o conjunto nacional conseguiu outra grande chance de reduzir, com Rodrigo Pinhal a falhar o alvo, após conversão de uma grande penalidade.

Aos oito minutos era hora de Brilhante bisar, de livre direto ainda do lado português, com o virtuoso ala luso a atirar rente à areia, aproveito o solo para trair o guarda-redes opoente e fazer o 2-3. Só dava Portugal e o capitão disse presente: a passe de Duarte Algarvio, o experiente Rui Coimbra, de primeira do lado direto do terreno, chuta cruzado para o tento da igualdade.

Com 30 segundos decorridos do terceiro e derradeiro período chegava o golo da reviravolta lusitano, com a imagem de marca de Miguel Pintado. O pivot português domina de peito e com um gesto técnico magnífico, de bicicleta, a fazer o 4-3. No minuto seguinte, novamente de forma acrobática e também da autoria de Pintado, o internacional luso fazia o quinto do coletivo, a passe de André Lourenço. A equipa da Europa Central diminuía as distâncias, aos três minutos, de grande penalidade, por intermédio de Philipp Borer, para no mesmo minuto, a seleção nacional voltar a faturar, com um grande golo de Lourenço, a fuzilar as redes adversárias, assistido por Pedro Mano. Os suíços ainda marcaram, aos 11 minutos, com golo de Jérôme Knopfli, não impedindo o triunfo dos Heróis da Areia neste arranque desta sua etapa da Liga Europeia.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Ficha de Jogo

Liga Europeia
1ª Jornada
Batumi Beach Arena, Geórgia

PORTUGAL x SUÍÇA

1ºÁrbitro: Vitalij Gomolko (LTU)
2ºÁrbitro: Ozcan Sultanoglu (TUR)
3ºÁrbitro: Jurijs Ivusins (LVA)
Cronometrista: Idris Yavuz (TUR)

1ºP - 0-2
2ºP - 3-3
3ºP - 6-5

PORTUGAL (cinco incial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - CAP, André Lourenço, Rúben Brilhante e Miguel Pintado
Suplentes: Diogo Dias (GR), Filipe Oliveira (GR), Bernardo Lopes, Duarte Algarvio, João Cabral, Rodrigo Pinhal e  Tim
Selecionador Nacional: Mário Narciso

SUÍÇA (cinco inicial): Eliott (GR), Sandro Spacca - CAP, Philipp Borer, Hodel e Jérôme Knopfli
Suplentes: Silvano Kessler (GR), Yannic Knopfli, Basil Gmur e Ariel
Selecionador Nacional: Angelo Schirinzi

Golos: 0-1, Philipp Borer (4', 1ºP); 0-2, Philipp Borer (8', 1ºP); 1-2, Rúben Brilhante (1', 2'), 1-3, Hodel (1', 2º); 2-3, Rúben Brilhante (8', 2ºP); 3-3, Rui Coimbra (11', 2ºP); 4-3, Miguel Pintado (1', 3ºP); 5-3, Miguel Pintado (2', 3ºP); 5-4, Philipp Borer (2', 3ºP); 6-4, André Lourenço (3', 3ºP); 6-5, Jérôme Knopfli (11', 3ºP)

Programa Geral:

19 de julho | sábado
18h00 - Jogo: Portugal x Estónia (Batumi Beach Arena) -  Direto SPORT TV +

20 de julho | domingo
21h00 - Jogo: Geórgia x Portugal (Batumi Beach Arena) -  Direto SPORT TV +

Os horários são locais. Na Geórgia são mais três horas que em Portugal Continental


;

Notícias