Seminário de dois dias juntou um grupo de 48 candidatos à função de VAR e AVAR

A Cidade do Futebol viveu mais um momento histórico e inédito: pela primeira vez realizou-se um Seminário de Vídeo-Arbitragem, com o objetivo de criar novos especialistas nesta ferramenta tão importante para o futebol atual.
Mais uma vez, a Federação Portuguesa de Futebol e o seu Conselho de Arbitragem são pioneiros neste setor: depois de Portugal ter sido um dos países que primeiro avançou para o VAR nas suas competição, estará igualmente na linha da frente nesta etapa de especialização. Consoante as classificações obtidas neste seminário, que teve a duração de dois dias, os 48 participantes serão avaliados, e daía se avançará para a criação de três quadros de VAR e um de AVAR, destinados às mais diversas competições: provas profissionais, Liga BPI e fase decisiva da Liga 3.
O objetivo é claro: dotar Portugal de mais e melhores especialistas na função, valorizando a meritocracia, numa lógica de credibilidade, responsabilidade e capacidade. Para além disso, este seminário dá um sinal claro de transparência no processo de seleção dos VAR e dos AVAR.
Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, destacou a importância do momento para a arbitragem nacional: "Estamos a viver um momento histórico na arbitragem portuguesa e vocês fazem parte desse momento. Estamos a dar um passo em frente no VAR, mas um passo seguro, rumo a um objetivo claro, que é o de termos uma arbitragem cada vez melhor e com pessoas cada mais capacitadas para o exercício da função".