Equipa das Quinas bate a Croácia por 3-2 na final.
A Seleção Nacional Sub-15 venceu, este domingo, a Croácia, por 3-2, na final do Torneio Internacional Vlatko Markovic, tendo feito a festa em solo croata.

A Equipa das Quinas somou este triunfo às duas vitórias - diante do Japão (4-1) e da Inglaterra (2-0) - e um empate - diante da Grécia (1-1) - que lhe valeram o primeiro lugar no Grupo B. Já a Croácia tinha vencido o Grupo A, composto ainda por França, Roménia e Suíça.

Quanto ao jogo, a Croácia entrou determinada e a pressionar alto, impulsionada pelas cerca de 2000 pessoas que estavam nas bancadas a ver o jogo. Contudo, a primeira equipa a marcar foi mesmo Portugal, aos 13 minutos, por intermédio de Junior.

Grande jogada de Carlos Moita a fletir da direita para o meio e a servir o camisola 7 da Equipa das Quinas já na grande área. De primeira e com o pé esquerdo, Junior atirou forte para o fundo das redes croatas, com a bola ainda a bater na barra antes de entrar. Grande golo e o melhor início possível de encontro para os comandados de João Santos.

Contudo, a Croácia não se deixou afetar e aos 27 minutos reestabeleceu a igualdade, após boa jogada no flanco esquerdo do ataque.
Até ao intervalo, o resultado não mais se alterou, embora Portugal tivesse tido oportunidades para marcar, especialmente nos minutos 34, onde o guardião croata efectua dupla intervenção e já nos instantes finais do primeiro tempo, por intermédio de Carlos Moita, após bonita jogada individual.
Na segunda metade, decorria o minuto 44 quando Carlos Moita lançou Daniel Freire em velocidade. O ponta-de-lança antecipa-se ao guarda-redes, controla a bola e cruza para o segundo poste, onde surge Junior a cabecear para a baliza desguarnecida. Estava feito o bis e Portugal estava de novo na frente do marcador.

A vantagem portuguesa não demorou muito, já que à passagem da hora de jogo, a Croácia voltou a empatar a contenda, após perda de bola em zona proibida.
O segundo golo croata lançou a indefinição total até ao final do encontro e as investidas de ambos os lados só vieram a dar frutos a um minuto do final do encontro, quando Rafael Cabral, isolado, à entrada da grande área, atirou a contar para o fundo da baliza, numa explosão de festejos portugueses em Cakovec.

Até ao apito final, a Croácia procurou a igualdade, mas o resultado não mais se alterou e os jogadores portugueses festejaram a conquista da sétima edição do Torneio Internacional Vlatko Markovic.

João Santos, Treinador Nacional, em discurso direto:
"O balanço é positivo, porque foram atingidos os objetivos a que nos propusemos quando iniciámos o estágio. Queríamos ganhar o torneio, porque Portugal entra sempre para ganhar, mas havia coisas muito mais importantes para o desenvolvimento dos jogadores. Tenho sempre incutido o espírito de que daqui a dois anos quero vê-los no Campeonato da Europa, na fase final e que isto começava agora. O espírito e as condições que fomos criando com eles iniciar-se-iam agora, portanto acho que foi bem conseguido, na qualidade da entrega e dos valores que a equipa teve que são a intensidade, o carácter e a vontade de ganhar. Esses são os alicerces para depois se trabalhar e a qualidade e o talento que eles têm vem depois em cima disso, o que nos deixa mais próximos das vitórias. Hoje foi mais um jogo desses.
Foi um estágio com muitas caras novas. Sabemos que todos os jogadores têm valor e estão aqui por mérito. Muitos desses jogadores vieram do torneio inter-seleções que fazemos sempre no início da temporada com 64 jogadores. É a primeira experiência competitiva de alguns jogadores pela Seleção Nacional. É sempre um embate, o ritmo competitivo, a intensidade com que as equipas, neste nível, nos colocam, mas deram uma resposta muito positiva. São mais 'dores de cabeça'. Para o ano, em Sub-16, vai haver um maior leque de escolhas."

Carlos Moita, internacional português e melhor jogador do torneio, em discurso direto:
"Estou muito contente pelo primeiro lugar no torneio. O grupo fez um grande jogo e mostrámos uma grande união. O segredo foi exatamente esse, a nossa capacidade de nos mantermos unidos até ao último minuto.
Este troféu significa muito para mim. É um sinal de que o meu trabalho está a ser recompensado e espero que seja a primeira de muitas conquistas pela Seleção Nacional."

Carlos Moita e Rafael Cabral distinguidos
Após o apito final e antes da entrega do troféu de campeão, dois jogadores da Equipa das Quinas foram distinguidos. Carlos Moita foi eleito o melhor jogador do torneio, com Rafael Cabral a receber o prémio de melhor jogador da prova.

FICHA DE JOGO
CROÁCIA 2-3 PORTUGAL (1-1 ao intervalo)
Jogo de Preparação - Torneio Internacional Vlatko Markovic
Final
Stadium Cakovec
Árbitro: Jasmin Horvat
Árbitros assistentes: Ivona Pejic e Miro Hantak
Quarto Árbitro: Sabina Bolic
CROÁCIA (11 inicial): Lovro Lojen, Maks Barisic (Ivan Babok, 80'), Luka Bartolovic (Lovro Benko, 63'), Dino Beader Trajanovski - Cap., Ivan Caleta (Antonio Bilandzic, 47'), Liam Claude Kante (Filip Kikic, 63'), Marin Misura (Jakov Prskalo, 63'), Marin Nekic (Drago Skegro, 63'), Leon Puseljic (Rio Joka, 47'), Vito Sablic e Lovro Trupcevic.
Suplentes não utilizados: Ivan Vunic, Izak Jezic, Bartol Levacic, e Endi Veljacic.
Treinador: Sreten Cuk
Disciplina: cartão amarelo a Luka Bartolovic (46')
PORTUGAL (11 inicial): Tiago Amorim, Guilherme Lima (Tiago Caires, int.), Eduardo Alves (Lourenço Fernandes, int.), Junior (Emiliano Cassamá, 54'), Daniel Freire (Rafael Cabral, 54'), Gonçalo Santos (Vicente Santos, 54'), Carlos Moita (Henrique Amen, 80+1'), Salvador Ribeiro (Donte Lawrence, int.), Valdir Fernandes (Afonso Pereira, 80+1'), Guilherme Maia (Henrique Maduro, int.) e Gonçalo Fontes - Cap. (João Lopes, 70').
Suplentes não utilizados: André Marques.
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo a Guilherme Lima (20'), a Gonçalo Fontes (51') e a Valdir Fernandes (80+2')
Golos: 0-1 por Junior (13'); 1-1 por Ivan Caleta (27'); 1-2 por Junior (44'); 2-2 por Rio Joka (60'); 2-3 por Rafael Cabral (79')
Eis a lista de convocados completa:
Al Nassr: Cristiano dos Santos;
CS Fola Esch-Alzette: Daniel Freire;
F.C. Porto: Emiliano Cassamá, Gonçalo Fontes, Gonçalo Santos, Henrique Maduro, João Lopes, Salvador Ribeiro e Tiago Caires;
FC Alverca: Afonso Pereira;
FC Famalicão: Guilherme Maia;
SC Braga: André Marques, Carlos Moita, Eduardo Alves, Guilherme Lima, Rafael Cabral, Valdir Fernandes e Vicente Santos;
Tottenham Hotspur FC: Donte Lawrence;
Vitória SC: Henrique Amen, Lourenço Fernandes e Tiago Amorim;
Eis o programa geral*:
19 de maio | 2.ª feira
15h00: viagem para Frankfurt
16h35: chegada a Frankfurt
19h55: viagem para Lisboa
22h05: chegada a Lisboa
*Horas locais. Na Croácia e na Alemanha é mais uma hora do que em Portugal Continental.