Sporting elimina Benfica e segue para a final

Futsal - Taça da Liga

Leões juntam-se ao CRC Quinta dos Lombos na final da Taça da Liga de Futsal Placard.

O Sporting CP qualificou-se para a final da Taça da Liga de Futsal Placard, ao vencer o SL Benfica no derby das meias-finais. Os leões estiveram sempre na frente do marcador e as águias nunca conseguiram colocar verdadeiramente em causa o domínio do rival, não obstante a boa réplica ao longo de praticamente toda a partida.

FOTOGALERIA

A turma de Nuno Dias entrou a todo o gás e abriu o marcador quando o cronometro não tinha rodado os primeiros 60 segundos. Zicky Té colocou o Sporting em vantagem e Pauleta tratou de dar avanço aos leões.

A perder por 2-0, o Benfica reagiu com golo de Lúcio Rocha, num tiro de meia distância a animar as hostes encarnadas. Os verde e brancos é que não tremeram e recuperaram a vantagem de dois golos logo no minuto seguinte, por Alex Merlim.

O intervalo tirou intensidade ao jogo e o Sporting tratou de o congelar. Doze minutos depois do reatamento, Taynan começou a desfazer as dúvidas, aproveitando o balanceamento atacante do guardião Léo Gugiel para costurar um chapéu de belo efeito: 4-1.

Cassiano Klein apostou a última cartada, mas Zicky Té nem deu tempo para experimentar o cinco para quatro: o internacional português atirou para 5-1 e o Sporting meteu o jogo no bolso.

Apesar da desvantagem, o Benfica nunca atirou a toalha ao chão. Lúcio Rocha acertou na trave, a três minutos da buzina, e essa foi a última oportunidade para tentar reduzir uma desvantagem impossível de contornar.

Com cinco troféus conquistados, o Sporting CP vai tentar a sexta conquista, tendo pela frente, na grande decisão desta 10.ª edição da Taça da Liga de Futsal Placard, o CRC Quinta dos Lombos, que estará na final pela segunda vez. A final está agendada para domingo, pelas 19h30.

PROGRAMA OFICIAL

Ficha de Jogo

Taça da Liga de Futsal Placard
Quartos de final
Pavilhão de Desportos de Vila do Conde


Árbitros: Wilson Soares e Gustavo Pereira
Terceiro Árbitro: Cristiano Santos
Quarto Árbitro: Rúben Santos
Cronometrista: Bruno Araújo

SL BENFICA 1-5 SPORTING CP
Resultado ao intervalo: 1-3

SL BENFICA (cinco inicial): Léo Gugiel (gr), Lúcio Rocha, André Coelho, Arthur e Jacaré. 
Suplentes: André Correia (gr), Daniel Osuji (gr) Silvestre, Afonso Jesus [cap], Raul Moreira, Higor, Arthur, Chishkala, Kutchy, Carlos Monteiro, Diego Nunes, Tiago Reis. 
Treinador: Cassiano Klein

SPORTING CP (cinco inicial): Bernardo Paçó (gr), Tomás Paçó, Zicky Té, Wesley e João Matos [cap].
Suplentes: Gonçalo Portugal (gr), Henrique Rafagnin (gr), Diogo Santos, Pauleta, Sokolov, Andriy Dzyalo, Merlim, Taynan, Rocha e Rúben Freire.
Treinador: Nuno Dias

Golos: 0-1 por Zicky Té (1'); 0-2 por Pauleta (4'); 1-2 por Lúcio Rocha (8'); 1-3 por Merlim (9'); 1-4 por Taynan (32'); 1-5 por Zicky Té
Disciplina: cartões amarelos a André Coelho (5'), Carlos Monteiro (25'), Tomás Paçó (28') e Chishkala (30').

REAÇÃO DOS PROTAGONISTAS
Declarações ao Canal 11 

Afonso Jesus, capitão do Benfica: “Parabéns ao Sporting porque acaba por ser um justo vencedor. Fez os golos que nós não conseguimos fazer. Tivemos oportunidades para nos conseguirmos aproximar deles no placard, mas não conseguimos. Foi incapacidade nossa e algum mérito do Sporting. Quero agradecer aos benfiquistas que aqui estiveram e ao público fantástico que nos apoia. Para nós, fica o processo, as coisas que temos de melhorar, as coisas que temos de aprender, os pequenos erros que não podemos cometer a este nível. Quero, certamente, dar a cara pela equipa toda, com a promessa de continuarmos a trabalhar muito para honrar este símbolo.

Cassiano Klein, treinador do Benfica: “Num jogo dessa magnitude, bastam alguns fragmentos… O Sporting foi letal nos detalhes. Onde nós erramos, o Sporting fez muito bem. É uma equipa que erra pouco. Não conseguimos ter competência para segurar o ímpeto deles, em alguns momentos; noutros momentos, em que tivemos boas oportunidade, mas não conseguimos fazer golos. A este nível, a diferença está aqui. Foi o primeiro do ano. É muito importante para mim, enquanto treinador, conhecer o grupo neste stresse dos jogos decisivos. Estamos a conseguir trabalhar muito forte no dia a dia, mas ainda não conseguimos reproduzir muitas coisas hoje. Isto leva tempo, mas agradeço aos meus jogadores por todo o empenho. É claro que nos magoa e magoa os adeptos, que nos dão apoio e carinho. Não conseguimos vencer e hoje era primordial para conseguirmos confirmar o nosso bom momento. Vamos respirar e voltar fortes porque há muito para acontecer ao longo da época.

João Matos, capitão do Sporting. “Falámos antes do jogo: a mentalidade competitiva e a forma como estávamos predispostos a encarar este jogo de uma forma muito intensa, ia ser muito importante. E acaba por ser. No início do jogo, fomos superintensos, tivemos um roubo de bola, na primeira linha, que resultou em golo. Foi um bom jogo de ambas as partes. O Sporting é um justo vencedor, pelo resultado que foi, mas também porque mereceu este resultado. Alterámos a nossa estratégia, do jogo da Luz para este. Agora vamos esperar que o Benfica se adapte a esta nossa forma de jogar, para os surpreendermos com outra estratégia. É o jogo do gato e do rato. Isto é o futsal, é a magia deste desporto. Vamos começar a trabalhar para a final, já no balneário, com gelo e recuperação. O Quinta dos Lombos está na final com todo o mérito. Não há tempo para festejar; só mesmo o meu aniversário, agora com bolo no balneário.

Nuno Dias, treinador do Sporting: “Neste tipo de jogos, faz sempre diferença quando as equipas entram, marcam e passam para a frente. É sempre importante entrar e marcar dois golos. Quando o Benfica reduziu, marcámos na resposta. Quero reforçar e salientar o que fizemos de bom: fizemos um jogo extraordinário. Os meus jogadores responderam muito bem, mais uma vez. Fizemos um jogo irrepreensível e o resultado não deixa dúvidas. Obviamente que a diferença entre Sporting e Benfica não se traduz num resultado de 5-1. São equipas muito equilibradas, mas hoje fomos melhores. Estamos na final, com o Quinta dos Lombos, com todo o mérito e justiça. Agora vamos descansar e recuperar. O Benfica obrigou-nos a um desgaste enorme. Temos um dia para pensar na estratégia para defrontar o Quinta dos Lombos. É uma equipa que já empatou connosco esta época. Tem um pivô [Willian Carioca] que está a regressar forte e que ainda hoje fez uma exibição extraordinária [na meia final com o Caxinas], e que já contra o Braga o tinha feito. É uma final, são 40 minutos e tudo pode acontecer. Este ano já perdemos um troféu que não queriamos ter perdido, de maneira nenhuma [a Supertaça, frente ao Braga]. Não queremos perder este."


;
;
21 de Fevereiro 2025
Foto

FPF

Notícias