Bino Maçães: "Queremos fazer história"

Seleção Sub-17

Treinador Nacional lança presença na final do Mundial sub-17

O Treinador Nacional, Bino Maçães e os internacionais Bernardo Lima e Rafael Quintas comentaram, esta tarde a vitória face ao Brasil na meia-final do Campeonato do Mundo sub-17, que está a decorrer do Catar.

Portugal, pela primeira vez finalista desta competição, enfrenta a Áustria na Final desta quinta-feira.

FOTOGALERIA

CRÓNICA

MAURO FURTADO - HOMEM DO JOGO

Bino Maçães, Treinador Nacional, em discurso direto:

- "Não não vi nenhuma grande penalidade, tentei não ver. Não sou superticioso mas são alguns feelings que vamos tendo. Independentemente disso, acho que foi um prémio para a nossa equipa por tudo o que temos feito. Foi um jogo de adultos, são miúdos de 17 anos, mas foi um jogo de adultos, quer taticamente quer na intensidade que colocaram . Defensivamente estivemos muito coesos e acho que tivemos mais oportunidades para marcar do que eles. Faltou-nos um pouco uma melhor definição, mas parabéns mais uma vez aos nossos jogadores".

- "Depois de termos ganho Campeonato da Europa, sem conseguir vir ao Mundial há tantos anos, e conseguir representar Portugal desta forma obriga-nos a agradecer aos nosso miúdos por todo o trabalho que fizeram, mas queremos fazer história. Não queremos ficar por aqui, depois de chegar à final, queremos ganhar o jogo. É isso que vamos fazer. Será um feito inédito e inesquecível para os nossos jogadores conseguirem ser campeões da Europa e, agora, sagrarem-se, campeões do Mundo. Pés bem assentes no chão, há recuperação para fazer e um adversário muito difícil pela frente."

- "O Romário bater o penálti foi um desses feelings do treinador. Nós batemos grandes penalidades todos os treinos e já fizemos uns quantos. Filtrei os que pensei serem mais seguros e achei que o Romário pelas indicações que nos deu, os nossos guarda-redes também batem penáltis, era um dos que deveria estar nos cinco iniciais. Independentemente de ter falhado ou não, quando chegas aqui, a uma meia-final deste nível, o teu trabalho já está feito. Depois há consequências nas grandes penalidades. É necessário friezae  caráter. Pode cair para um lado ou outro e ainda bem que foi para o nosso."

- "Uma coisa importante nos nossos jogadores é que eles gostam de ouvir, sinto que conseguem absorver tudo o que queremos estrateficamente para os jogos. É tudo mérito deles. Além da qualidade que sempre digo que têm, quando temos bola também temos bons princípios e conseguimos, aqui e ali, desconstruir os adversários. Vamos criando opotunidades e fazendo golos. Todavia, para mim, o segredo, nestas competições a eliminar, é sempre a coesão defensiva. Quando isso acontece, depois, ofesnivamente, consegues sempre fazer coisas interessantes porque tens qualidade para isso"   

- Dá para festejar hoje, amanhã temos de iniciar a recuperação e temos só um treino para preparar a Áustria. Depois, vamos à gtrande final!! 

Bernardo Lima, internacional luso, em discurso direto
- "Estou sem palavras, acho que é dos momentos mais especiais na minha vida como já foi o Europeu. Eu falei com a equipa e disse-lhes o que também já tinha dito no Euro: tranquilo quem for bater as grandes penalidades, acontecesse ou que acontecesse, marcássemos ou falhássemos, tinha orgulho em todos. Correu bem, tivemos um susto com o Romário mas, por tudo o que fizemos até aqui, acho que foi a nossa recompensa".

- "Foi um grande jogo, ambas as equipas quiseram ganhar. Soubemos sofrer, soubemos defender, soubemos atacar. Acima de tudo soubemos gerir os momentos de jogo. Temho ,uito orgulho na nossa equipa mas acima de tudo o que nos carateriza é a nossa humildade. Nunca nos pomos em bicos dos pés, nem nos achamos melhores do que qualquier outra equipa. É isso que nos distingue, nos faz ganhar e nos faz crescer".   

Rafael Quintas, capitão português, em discurso direto:

- " (superação, vontade) são caraterísticas que revelam o que é o nosso futebol, a nossa nação, o nosso País. Penso que estivemos muito bem, conseguimos enfrentar o Brasil com uma grande coragem e confiança. "

- "Tenho tido muitos dias muito bons, mas é provável que este seja um dos que ficarei mais feliz. Agora temos de preparar a final porque temos de enfrentar uma Áustria muito difícil. Vamos festejar agora, descansar durante a noite e aproveitar os dias que temos para treinar. Uma final é sempre muito equilibrada. Estarão duas equipas muito boas que com certeza estarão preparadas uma para a outra. Vencerá quem estiver mais fesco, quem tiver mais qualidade e calma nos momentos decisivos. O balneário deve estar incrível agora, quero ir aproveitar com eles"

 


;
;
24 de Novembro 2025
Foto

FPF

Notícias