Visitantes selaram triunfo nos últimos instantes
O Torreense surpreendeu o Sporting, neste fim de tarde de sábado, em Alcochete, ao vencer por 3-2, num jogo intenso e de ataque aberto. A equipa de Torres Vedras subiu ao quinto lugar, agora com 6 pontos, enquanto as leoas mantêm a segunda posição, com 10 pontos.
O Sporting chegou à vantagem ao fechar o primeiro quarto de hora, com um golo de Ashley Barron, de cabeça, na pequena área, na sequência de um pontapé de canto apontado por Madison Haugen. A defesa-central norte-americana elevou-se bem, praticamente sem oposição, e não deu qualquer hipótese à guarda-redes Carolina Jóia. A partir daí, a equipa leonina estabilizou o seu jogo, revelando segurança e tranquilidade. Manteve a intenção de chegar ao segundo golo — sinal de atrevimento e ambição —, embora sem dispor de ocasiões claras, muito por mérito da forte resistência contrária. De facto, o Torreense distribuiu bem as suas jogadoras pelo terreno, fechando com precisão os espaços junto à sua baliza, e sem deixar de espreitar o contra-ataque.

A melhor fase desta primeira parte ficou reservada para a reta final, quando as visitantes deram um bom impulso criativo ao seu ataque rápido e, por duas vezes, desassossegaram a defesa leonina. Janaina Weimer só não chegou ao golo do empate (38’) porque uma defesa lhe travou as intenções. Pouco depois (45’+2’), a brasileira fez mesmo o golo do empate, de penálti, com um remate forte e rasteiro, sem hipóteses para Catarina Potra. Entre esses dois lances, Carolina Santiago desperdiçou a melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos — tentou colocar demasiado a bola, que acabou por sair junto ao poste.
A reviravolta no marcador surgiu logo no reinício do jogo, novamente num lance de bola parada — desta vez na sequência de um pontapé de canto — com Maile Hayes, rápida na reação, a antecipar-se às adversárias e a fazer o 2-1.

O Sporting, que já tinha recorrido a três substituições antes deste golo, procurando reanimar o seu ataque, arriscou mais — como lhe competia e por força do resultado desfavorável —, mas sem conseguir penetrar na área contrária. O esforço da equipa só foi recompensado aos 81 minutos, quando a defesa-central Georgia Collins fez o 2-2 com um forte remate dentro da área.
O certo é que nenhuma das equipas se conformou com o empate, continuando a procurar o golo — uma característica do jogo do início ao fim. O Torreense acabou mesmo por marcar novamente, já na fase de compensação (90’+1’): Daniuska, insistente, pressionou intensamente a guarda-redes Catarina Potra, que acabou por ceder, colocando a bola nos pés da venezuelana, que não desperdiçou.

FICHA DO JOGO
SPORTING, 2 TORREENSE, 3
( 1-1 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 5
Estádio Aurélio Pereira
Árbitra: Catarina Campos
Árbitras assistentes: Raquel Pinho e Vera Correia
Quarta árbitra: Bruna Pico
SPORTING: Catarina Potro, Érica Cancelinha (Mackenzie Cherry, 46’), Georgia Collins, Brenda Pérez (Cap.), Madison Haugen (Carla Armengol, 46’), Carolina Santiago (Ana Capeta, 46’), Daniela Arques, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto (Jeneva Gray, 71’), Brittany Raphino (Telma Encarnação, 60’), Ashley Barron.
Suplentes não utilizadas: Leonor Serralheiro, Rita Fontemanha, Samara Lino, Maísa Correia.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: cartão amarelo para Érica Cancelinha (41’), Carla Armengol (62’).
TORREENSE: Carolina Jóia, Matilde Costa, Jesi Rossman, Maile Hayes, Janaina Weimer (Gabi Gonçalves, 90’), Paloma Lemos (Rafa Rufino, 76’), Nicole Nunes (Daniuska, 46’), Catarina Pereira, Ingrid Konst, Bárbara Lopes, Raquel Ferreira (Cap.).
Suplentes não utilizadas: Janny Belém, Bruna Ramos, Tessa Salvestrin, Tinaya Alexander, Vera Cid, Margarida Guerreiro.
Treinador: Gonçalo Nunes
Disciplina: cartão amarelo para Nicole Nunes (33’), Gerda Konst (66’), Matilde Costa (79’), Carolina Jóia (90’+2’).
Golos: 1-0 (Ashley Barron, 15’), 1-1 (Janaina Weimer, 45’+2’, de penalty), 1-2 (Maile Hayes, 53’), 2-2 (Georgia Collins, 81’), 2-3 (Daniuska, 90’+1’).

MULHER DO JOGO
MAILE HAYES (TORREENSE)
A avançada norte-americana foi o dínamo do ataque, criando várias situações de perigo graças à sua excelente capacidade. Marcou um dos golos, demonstrando rapidez de reação, e prestou apoio eficaz na defesa da sua área sempre que as circunstâncias o exigiram.
