Triunfo vimaranense no arranque da quinta jornada da Liga BPI
Vitória SC e SF Damaiense encontraram-se, este sábado, na academia do clube minhoto para arrancar a jornada cinco da Liga BPI. As visitantes adiantaram-se cedo no marcador, no entanto as vitorianas conseguiram a reviravolta com três golos marcados na segunda parte, dois dos quais assinados por Betinha entre os 68 e os 72 minutos.
O Damaiense entrou bem na partida, chegando ao golo ao minuto quatro por intermédio de Lidiane Antunes, na sequência de uma recuperação em zona alta. Celien Guns foi solicitada numa diagonal curta e serviu a colega que em boa posição finalizou a um toque, de pé esquerdo.

A meio da primeira parte, Maria Gaspar introduziu a bola na baliza do Damaiense, mas o lance foi invalidado por posição irregular da avançada no momento do ataque ao espaço. A instantes do intervalo, após revisão, o VAR reverteu um cartão vermelho direto exibido pela arbitra da partida a Tianna Harris.
As conquistadoras demonstraram grande abnegação na segunda metade, igualando o marcador ao minuto 68 através de uma finalização espetacular de Betinha. A capitã de equipa recebeu a bola a meio do meio-campo adversário, preparou o remate em poucos toques e colocou a bola no canto superior direito da baliza de Amber Lockwood, que não teve qualquer hipótese de defesa.

Pouco depois, aos 72’, a número 10 vitoriana colocou a sua equipa em vantagem, ao converter uma grande penalidade conquistada por Irlanda Lopes. Aos 83’, Madelina Gravante fechou as contas da partida ao desviar para o fundo da baliza um pontapé livre batido para a pequena área.
Com este triunfo, o Vitória SC deixa os lugares de despromoção e ascende ao quarto lugar, à condição. O SF Damaiense permanece com quatro pontos na metade inferior da tabela.

FICHA DE JOGO
VITÓRIA SC 3 – 1 SF DAMAIENSE
(0-1 ao intervalo)
Liga BPI
5.ª jornada
Campo 5 – Academia Vitória SC
Árbitro: Raquel Correia
Árbitros assistentes: Beatriz Silva e Paula Pereira
Quarto árbitro: Viviana Sousa
VAR: Fábio Nunes
AVAR: Rui Soares
VITÓRIA: Tiffany Sornpao; Babi, Débora Maciel, Madeline Gravante e Carolina Pocinho; Mafalda Mariano (Maria Baleia, 60’), Vanessa Marques, Mia Foster (Irlanda, INT) e Joana Dantas (Maria Salgado, 78’); Betinha (CAP.) (Ticha, 90+2’) e Maria Gaspar (Sara Brasil, 78’)
Suplentes não utilizados: Adriana Rocha, Dária Kaminska, Joana Ribeiro e Maria Ribeiro
Treinador: Ivo Roque
Disciplina: cartão amarelo para Mia Foster (21’), Débora Maciel (60’), Carolina Pocinho (90+6’) e Maria Salgado (90+8’)
DAMAIENSE: Amber Lockwood; InÊs Queiroga, Tianna Harris (CAP.), Carolina Beckert e Luana Rafael (Lícia Cruz, 56’); Lou Martinet (Inês Moreira, 77’), Carla Wilson, Maria Malta e Sara Cartaxo; Lidiane Antunes e Celien Guns (Doly Wabeua, 77’)
Suplentes não utilizados: Mariana Torres, Matilde Rodrigues, Valeria Zayats e Janine Pinto
Treinador: Kristján Gudmundsson
Disciplina: cartão amarelo para Tianna Harris (45+4’)
Golos: 0-1 por Lidiane Antunes (4’), 1-1 por Betinha (68’), 1-2 por Betinha (72’, g.p.), 1-3 por Madelina Gravante (83’)

MULHER DO JOGO
Betinha ( VITÓRIA SC)
Betinha esteve em destaque no encontro ao apontar dois golos que contribuíram para o triunfo do Vitória SC. A capitã de equipa protagonizou um dos melhores momentos da competição até agora, num golo extraordinário marcado ao minuto 68.
