Liga BPI

Terceiro programa de Bolsas de Estudo para jogadoras da Liga BPI

Futebol Fem. - Liga BPI

FPF, em colaboração com o BPI e a Fundação “la Caixa”, promovem a iniciativa pela terceira época consecutiva.

A Federação Portuguesa de Futebol, em colaboração com o BPI e a Fundação “la Caixa”, lançaram, esta segunda-feira, a terceira edição do programa de bolsas de estudo para jogadoras da principal competição nacional feminina de futebol: a Liga BPI.

Nesta 3.ª edição, o programa irá atribuir Bolsas de Estudo a 20 jogadoras, numa iniciativa que pretende assegurar condições financeiras às futebolistas que conciliem a sua atividade curricular e o seu compromisso com o futebol.

Sofia Teles, Diretora da FPF para o Futebol Feminino, Luís Estrela, Presidente da Fundação FPF, e Pedro Teles, Diretor Comercial e de Patrocínios da FPF, participaram no lançamento do terceiro programa de Bolsas de Estudo, que reuniu jogadoras dos dez clubes da Liga BPI, além de um painel de oradores de referência, com destaque para a internacional portuguesa Carolina Correia (bolseira na época passada, com média de 15,5 no curso de Gestão do ISCTE), o treinador Zé Nando (do Valadares Gaia, clube com bolseiras) e Joana Reis (professora da FMH e Fisiologista da Seleção Nacional Feminina de Sub-23).

Desde que o programa foi lançado, em setembro de 2023, um total de 40 jogadoras beneficiaram deste apoio para os estudos e registaram uma média de 16,62 valores, com aproveitamento escolar de 100 por cento, numa prova de que é possível conciliar um percurso formativo de excelência com as exigências do desporto de alto rendimento.

O desenvolvimento integral do futebol feminino tem como ambição a promoção da igualdade de género e de oportunidades. Este programa de Bolsas, cuja atribuição se baseia no mérito académico, pretende encorajar as jogadoras da Liga BPI que queiram seguir os estudos em simultâneo com a sua carreira desportiva.

Tanto a FPF como o BPI e a Fundação “la Caixa” acreditam que assim ajudarão as futebolistas a atingir todo o seu potencial dentro e fora do campo, e a ultrapassarem os desafios financeiros ou logísticos que possam encontrar, abrindo novas perspetivas na vida das jogadoras.

As bolsas são atribuídas por um júri composto por elementos da FPF, que elege as candidatas a Licenciaturas ou Mestrados por critérios de mérito e aproveitamento estabelecidos através de um regulamento público, que pode ser consultado AQUI.

As candidaturas serão avaliadas e selecionadas até 28 de novembro de 2025, para que as jogadoras da Liga BPI possam começar a usufruir das mesmas no atual ano letivo.

A Federação Portuguesa de Futebol e o BPI iniciaram a sua ligação em 2018 com um acordo alargado de patrocínio às Seleções Nacionais A de futebol, masculina e feminina, e da Seleção Nacional de Sub-21 Masculina, tendo ainda o Banco oferecido o “naming” à principal competição feminina de futebol, a Liga BPI. Além disso, o BPI também apoia as seleções jovens e desenvolve várias iniciativas de responsabilidade social em conjunto com a FPF.

A Fundação ”la Caixa”, que se associou a este programa com base nos seus propósitos sociais, iniciou a atividade em Portugal em 2018, como consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2025, a Fundação volta a destinar um orçamento de 50 milhões de euros para o desenvolvimento de programas sociais, investigação e bolsas, e cultura em Portugal.

 


;

Notícias