Hugo Viseu: “Pretendemos alargar o impacto e o alcance das nossas medidas”

Portugal Football Summit

Responsável da UEFA apresentou as iniciativas da organização para a estratégia de sustentabilidade do futebol

A sustentabilidade é vista como um eixo central para o futuro do futebol. Nesse sentido, a UEFA delineou prioridades e compromissos, de modo a promover iniciativas para eventos mais inclusivos e alinhados com os desafios ambientais. Hugo Viseu, Gestor de Sustentabilidade Social e Ambiental da UEFA, foi convidado a participar no Portugal Football Summit 2025 para apresentar a abordagem da UEFA em relação ao tema, tendo em conta que a sustentabilidade faz parte do presente e do futuro das organizações desportivas de sucesso. “Temos 55 associações membros, realizamos 23 competições, temos 20 milhões de jogadores. O poder do futebol é o de inspirar gerações e a sustentabilidade encaixa-se como um grande objetivo a atingir. Para além das questões ambientais, pretende-se também garantir oportunidades para todos”.

Forças de mudança, diversidade, igualdade, inclusão, foram palavras-chave no seu discurso, onde defendeu que é importante para o futebol ter consciência sobre temas sociais e de ambiente, para além de garantir retorno sobre os investimentos. A UEFA tem trabalhado no sentido de publicar estratégia, elaborar plano de ação, medir a analisar desempenhos e comunicar os resultados às organizações parceiras, de modo a ajudá-las a assumir compromissos para com a sustentabilidade. “Em conjunto com os parceiros tentamos alargar o impacto e o alcance das nossas medidas. Temos 11 políticas sociais e ambientais, que aplicamos a 5 diferentes áreas, através de associações nacionais, comunidades do futebol, parceiros e sociedade civil. Temos envolvido as organizações e todas têm gestores responsáveis para trabalhar diariamente ao nível da comunidade.”, referiu.

Exemplos concretos da aplicabilidade desta estratégia são uma política de proteção de crianças e jovens no futebol; uma outra política ao nível da saúde e bem-estar para promover práticas saudáveis; ferramentas para sensibilizar as pessoas contra a discriminação, como um kit educativo para jogadores e treinadores e vídeos para passar a mensagem de que todos são bem-vindos; e uma política de ação climática para associações nacionais e clubes de futebol.

Mais concretamente nos eventos da UEFA, mas aplicáveis a todos os eventos desportivos, é promovida a economia circular de todos os produtos utilizados e são definidos objetivos a atingir e implementadas as melhores ações para obter o menor impacto, com avaliação final de resultados.

 


;