Seleção Sub-21

Luís Freire e João Carvalho apontam à vitória

Seleção Sub-21

Última sessão de trabalhos antes do encontro diante da Bulgária.

A Seleção Nacional sub-21 trabalhou, esta quinta-feira, pela última vez, antes do encontro diante da Bulgária, em Portimão, em mais uma jornada a contar para a fase de qualificação para o Euro 2027.

Trata-se do primeiro de dois jogos que a Equipa das Quinas disputa nesta janela internacional. A segunda partida disputa-se quatro dias depois, em Gibraltar, diante da congénere local (18h00 portuguesas). 

Para o jogo no Estádio Municipal de Portimão, a entrada é livre, mediante levantamento de bilhete no recinto do jogo. Saiba mais aqui.

Antes da sessão de trabalho - que contou com a presença de todos os jogadores -, o Selecionador Nacional Luís Freire e o guardião João Carvalho fizeram a antevisão à partida. 

O técnico deu o mote para a partida desta sexta-feira. "Temos que nos focar em nós. Sabemos que do outro lado há uma equipa que ainda não perdeu e que trocou agora de treinador. Pode aparecer com uma linha de quatro ou cinco defesas. Estamos preparados para os dois cenários, mas mais preocupados connosco, na perspetiva de sermos uma equipa com uma identidade própria, que tem que estar bem presente no campo, que temos que agir em função dessa identidade, afirmá-la. Devemos ser uma equipa que se quer ofensiva, com uma reação forte à perda da bola, unida e pressionante nesse momento. Se assim formos, intensos, a criar ocasiões e com um ritmo alto de jogo, acredito que a Bulgária terá sempre dificuldades independentemente do sistema", disse. 

O Selecionador Nacional destaca ainda a importância de conquistar mais três pontos. "As vitórias são fundamentais. Temos que entrar de uma forma autoritária, com princípios bem vincados no campo, com compromisso e uma atitude muito grande. Temos um grupo unido, alegre e confiante, com qualidade e talento, mas temos que estar muito comprometidos e com paixão pelo jogo. Isso tem que estar no nosso ADN! Queremos construir isso dentro da seleção de sub-21 e os jogadores estão a trabalhar para isso”, salientou.

Luís Freire elogiou os seus jogadores. "Os jogadores deram boas dores de cabeça nesta semana de treinos e no último estágio. É bom sinal, é sinal que temos qualidade, que trabalham bem. Sabem que é um patamar importante na carreira deles, um prestígio que têm em representar a seleção. São experiências únicas. O empenho tem de lá estar, o talento só não chega. Há muita gente empenhada em dar o seu melhor, o que dificulta a vida ao treinador pelo lado positivo, porque quem jogar vai estar preparado", considerou.

A congénere búlgara não facilitará a vida a Portugal, mas o técnico mostra ambição para a partida. "A Bulgária vai ser dos adversários mais difíceis rumo ao Europeu, assim diz a classificação e o ranking. Portanto, tanto a Chéquia como a Bulgária acabam por ser as duas equipas que estão mais bem colocadas connosco. Esperamos um jogo competitivo, equilibrado ao nível do resultado. Temos que querer mais que eles, inclusive na forma como vamos abordar o jogo. Depois temos que ganhar. Ganhar a jogar bem e a merecer a vitória", afirmou.

Por fim, Luís Freire apelou à presença dos adeptos portugueses nas bancadas do Estádio Municipal de Portimão. "Os portugueses brindaram-nos com uma bela casa em Barcelos, muita gente a apoiar. Temos feito um esforço também, na Federação, para nos aproximarmos da comunidade, do povo português, quer com a entrada gratuita - que acho que é uma medida fantástica para o povo poder ver os nossos jovens talentos -, quer com a aproximação à comunidade, com os jogadores a irem às escolas, de poderem estar juntos dos adeptos. Temos tentado ser solícitos nessas ações. Agora esperamos a resposta deles. Esperamos um Estádio Municipal de Portimão cheio de gente a apoiarem os nossos jovens talentos", concluiu.

Também João Carvalho falou à comunicação social e revelou o objetivo para este encontro. “Objetivo é dominar o jogo, mantê-los perto da baliza deles, afastá-los da nossa e vencer, que é o mais importante", defendeu.

A estratégia da Bulgária não deverá fugir muito ao que a Equipa das Quinas tem encontrado noutros encontros desta fase de apuramento. "É um adversário que nos pode causar problemas no contra-ataque e nas bolas paradas. Até agora tem sido esse o padrão de jogo dos nossos adversários e este jogo não deverá fugir à regra”, disse o guardião.

João Carvalho destaca ainda a importância de ver as bancadas do Estádio Municipal de Portimão repletas de apoiantes da nossa Seleção. "Vamos ter uma seleção focada, ambiciosa e alegre em campo. É isso que procuramos mostrar às pessoas que nos vêm apoiar. Queremos contar com muita gente no estádio, é sempre bom contarmos com o apoio. Tivemos muita gente nas bancadas em Barcelos, frente ao Azerbaijão, também tivemos algumas pessoas na Escócia e agora queremos continuar a ter as pessoas connosco, para nos virem apoiar e mostrarmos o que conseguimos fazer às pessoas", explicou.

Eis a lista completa: 

Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Fernandes (FC Porto) e João Carvalho (SC Braga);

Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Francisco Chissumba (FC Alverca), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Muniz (Sporting CP), Martim Fernandes (FC Porto), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia);

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Simões (Sporting CP), Mateus Fernandes (West Ham United FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão) e Rafael Luís (RC Strasbourg);

Avançados: Carlos Forbs (Club Brugge KV), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (SC Braga) Vivaldo Semedo (Watford FC) e Youssef Chermiti (Rangers FC);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

HISTÓRICO DIANTE DA BULGÁRIA

HISTÓRICO COM GIBRALTAR

Estes jogos prosseguem a qualificação lusa para o Euro 2027, onde Portugal enfrentará igualmente, no Grupo B, as equipas da Azerbaijão, Chéquia e Escócia. 

PEÇA AQUI A SUA ACREDITAÇÃO MEDIA

Programa geral:

08 de outubro | 4.ª feira
17h00: treino (Cascade)

09 de outubro | 5.ª feira
17h00: treino (Cascade)

10 de outubro | 6.ª feira
19h30: jogo Portugal x Bulgária (Estádio Municipal de Portimão)

11 de outubro | sábado
11h30: treino (Cascade)

12 de outubro | domingo
10h00: treino (Cascade)
14h00: partida para Gibraltar
20h45: chegada a Gibraltar

13 de outubro | 2.ª feira
18h00: treino oficial (Europa Point Stadium)

14 de outubro | 3.ª feira
19h00: jogo Gibraltar x Portugal (Europa Point Stadium)

15 de outubro | 4.ª feira
10h15: partida para Lisboa
10h20: chegada a Lisboa


;

Notícias