Dois treinos antes da Espanha

Futsal Fem. - Seleção A

Seleção Nacional feminina de futsal prepara o Mundial histórico nas Filipinas

A Seleção Nacional feminina de futsal fez, esta segunda-feira, dois treinos, no Pavilhão Municipal de Vilalba, recinto da localidade de Lugo (Espanha) onde, amanhã, defronta a congénere de Espanha. No dia seguinte, as equipas voltam a encontrar-se, no Pavilhão Municipal, ambas com a fase final do Campeonato do Mundo de Futsal Feminino no horizonte.

Preparar o primeiro Mundial de futsal feminino, nas Filipinas, entre 21 de novembro e 7 de dezembro - Portugal disputará o Grupo C, com Tanzânia, Japão e Nova Zelândia; e Espanha o Grupo B, com Tailândia, Colômbia e Canadá -, é o desafio que, por estes dias, junta as seleções ibéricas na Galiza.

A vizinhança favorece o interesse de Portugal, nesta etapa, pela “qualidade” de um adversário cujo “nível competitivo obriga a ser melhor”, explica o Selecionador Nacional, Luís Conceição. “Temos de nos superar, porque as dificuldades que vamos encontrar, nestes dois desafios, serão bastantes”, antecipa. “Temos de nos preparar e de nos adaptar ao jogo, depois”, sublinha, a propósito de um exercício que ultrapassa o capítulo técnico ou tático. “Escolhemos fazer estes jogos, no início de época, antes do Mundial, todos fora, para criarmos esse hábito de jogarmos longe dos nossos adeptos”, explica. “Além de serem muito competitivos”, os encontros em território vizinho proporcionam “pavilhões muito bem compostos, com muita gente a puxar pela Espanha”, e essa é uma aprendizagem importante: “É esse contexto que vamos encontrar, nas Filipinas, temos de viver com essas adversidades.”

Haverá ainda mais ensaios para a competição nas Filipinas, mas estes, os últimos antes do estágio final, são “extremamente importantes para pormos em prática o que temos vindo a trabalhar para o Mundial”, afirma. Este é também o tempo de “passar muito conteúdo”, para dar consistência a um coletivo que, no desconforto do calor espanhol, procura fortalecer-se para o desafio de um Mundial histórico, um sonho que já esteve bem mais longe: as Filipinas são já ali ao virar do mês.

Luís Conceição convocou 14 atletas para este estágio.

Eis a convocatória completa:

Guarda-redes: Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo/Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Kika (Leões Porto Salvo) e Fifó (SL Benfica)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Ala: Marta Teixeira (GCR Nun'Álvares), Raquel Santos (SL Benfica), Helena Nunes (Futsi Navalcarnero), Kaka (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Carolina Pedreira (Poio Pescamar);
Pivot: Janice Silva (SL Benfica) e Débora Lavrador (Poio Pescamar)

Eis o programa geral*:

5 de outubro de 2025 | domingo
14h30: concentração em Oeiras
19h00: concentração em Braga
20h30: partida para Lugo
00h30: chegada a Lugo

6 de outubro de 2025 | 2ª feira
11h45: treino (Pavilhão Municipal de Vilalba)
19h00: treino (Pavilhão Municipal de Vilalba)

7 de outubro de 2025 | 3ª feira
11h00: treino (Pavilhão Municipal de Vilalba)
19h30: jogo Espanha x Portugal (Pavilhão Municipal de Vilalba)

8 de outubro de 2025 | 4ª feira
19h30: jogo Espanha x Portugal (Pavilhão Municipal de AS Pontes)

9 de outubro | 5ª feira
09h00: partida para o Porto
11h30: chegada ao Porto
13h00: dispensa das atletas

*Horários locais. Em Espanha é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;

Notícias