Desperdício penalizou Navegadoras

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal acabou derrotado diante da Bélgica e está fora do Europeu

A Seleção Nacional Feminina terminou a participação na fase final do Europeu de 2025. Na última jornada, Portugal saiu derrotado diante da Bélgica, por 1-2, numa partida em que as várias oportunidades de golo desperdiçadas acabaram por ser determinantes para o resultado. As Navegadoras tentaram tudo, numa partida que começou e acabou com golos da Bélgica, com Portugal sempre atrás do prejuízo. Telma Encarnação ainda deu alguma esperança à equipa das Quinas.

Portugal entrou em campo ainda com possibilidades de apuramento para os quartos de final, em caso de triunfo diante da Bélgica, derrota da Itália com a já apurada Espanha, e anular desvantagem de seis golos. Além disso, em caso de vitória, as Navegadoras alcançavam a melhor campanha em fases finais de Europeus, depois dos três pontos em 2017 e de apenas um ponto em 2022. A Espanha acabou por vencer a Itália, por 3-1, com espanholas e italianas a apurarem-se para a próxima fase.

Em relação às escolhas iniciais, Francisco Neto apostou na mesma equipa que alinhou diante da Itália, apenas com a entrada de Catarina Amado para o lugar da castigada Ana Borges.

O jogo começou da pior forma possível, com a Bélgica a adiantar-se no marcador aos três minutos, com Tessa Wullaert, melhor marcadora de sempre da equipa belga, a concluir de pé esquerdo uma transição rápida pelo lado direito da Bélgica.

A Seleção Nacional procurou reagir, mas encontrou pela frente uma Bélgica bastante organizada na defesa, e com a capacidade de aproveitar espaço e criar perigo para a baliza de Patrícia Morais. A melhor ocasião nasceu de bola parada, aos 27 minutos, com um livre lateral quase a terminar em golo, por Diana Gomes.

Portugal cresceu na partida e quase chegou à igualdade perto do intervalo, com a melhor oportunidade a pertencer a Ana Capeta. A avançada ficou em boa posição, mas não conseguiu marcar.

Na segunda parte, Francisco Neto refrescou a equipa, com as entradas de Andreia Jacinto e Lúcia Alves, e com logo com grande oportunidade para empatar, com Kika Naxareth a isolar Ana Capeta, mas com Lichtfus a impedir o golo. Mais agressivas na procura da bola, as Navegadoras dispuseram de nova flagrante ocasião para marcar, com Kika Nazareth a surgir na cara da guarda-redes, mas Cayman intercetou o remate.

Os últimos minutos foram cheios de incidências. A Bélgica viu um golo anulado pelo VAR e atirou uma bola à trave, por Toloba. Na continuação, golo de Portugal com Kika Nazareth a isolar Telma Encarnação, e a avançada lusa a marcar de pé esquerdo. Estava feita a igualdade, Portugal arriscou na frente, mas acabou por ser penalizado. Em tempo de compensação, o VAR anulou novo golo à Bélgica, mas a vantagem chegaria no minuto seguinte, com uma jogada de insistência a resultar no remate certeiro de Cayman.

Recorde aqui as incidências da partida.


;
;
11 de Julho 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias