Portugal entra a vencer no Mundial

Futsal - Seleção A

Seleção Nacional A Feminina de Futsal derrotou a Tanzânia por 10-0.

Portugal entrou a vencer no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, este domingo, no arranque do Grupo C, com um triunfo expressivo 10-0, diante da Tanzânia. A Seleção Nacional construiu uma vantagem confortável, logo nos primeiros minutos, aliou eficácia e talento na num resultado sólido, o primeiro deste torneio histórico a ultrapassar os dois dígitos. Seguem-se Japão (dia 26) e Nova Zelândia (dia 29) no despertar da ambição de ir longe nesta competição histórica com palco no Sudeste asiático.


Quando se ouviu pela primeira vez Xutos & Pontapés no pavilhão - "A minha casinha" foi a banda sonora escolhida pela FIFA para os golos portugueses -, com o cronómetro a chegar aos três minutos e meio, já Portugal havia rondado a baliza da Tanzânia, junto da qual Janice Silva e Fifó apareciam perigosamente a anunciar o 1-0, e foi num desses lances em que as companheiras causaram arrepios na área da equipa africana que Maria Pereira surgiu a fazer o 1-0.

Aos 6', Mary Siyame tentou surpreender, numa corrida até à área que esbarrou na segurança de Ana Catarina Pereira. Na resposta portuguesa a esse esboço de reação adversária, Ana Azevedo fez o 2-0 (5') e a equipa lançou-se na conquista da tranquilidade, traduzida em golos. No 3-0 (6'), Lídia Moreira assistiu Kika para um remate ao poste e, na sequência, Kaká, inscreveu o nome na lista de marcadoras, que estava apenas no início. Depois de um lance promissor de Fifó com Carolina Pedreira -e de Ana Catarina Pereira frustrar mais uma investida da Tanzânia -, Inês Matos apareceu, à distância, a atirar para o 4-0 (11').


Fifó ensaiou o quinto, que saiu ao lado, aos 12', mas, pouco depois, um belo remate ao ângulo selou o 5-0 (13'). A camisola 9 de Portugal benzeu-se, talvez a evocar a memória da Avó que partiu no início do estágio para este Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, mas qualquer comum mortal poderia ser levado a fazer o mesmo gesto, perante a qualidade do lance. 

O 6-0 chegou aos 16', numa bola ganha por Lídia Moreira para oferecer ao remate forte de Kika. Portugal chegou ao intervalo com a maior vantagem registada no torneio, até ao momento, e a promessa de mais no segundo tempo, confirmada no minuto 21, quando Helena Nunes levantou a bola e o corte de Fatuma Issa conduziu ao 7-0. De seguida, a camisola 3 insistiu no desenho e, desta vez, a bola entrou sem interferência: 8-0. Aos 24', numa reposição de bola, Lídia Moreira recebeu na área e, alheia à multidão em redor, fez o 9-0.


Com a história do jogo escrita, Portugal continuou à procura de mais e Carolina Pedreira correu com a bola, perante a apatia adversária, para o 10-0, aos 31'. O tempo trouxe mais oportunidades, que deixaram sabor a pouco a Maria Pereira e a Marta Teixeira, e ainda um lance duro sobre Kika, bem como três ocasiões com espaço para a Tanzânia permitir a Maria Odete Rocha sublinhar a segurança defensiva. O jogo chegou ao fim com 10-0 no marcador e os três pontos para Portugal.

Carolina Pedreira foi distinguida como Player of the Match.

Ficha de jogo
Campeonato do Mundo Feminino de Futsal
Grupo C
PhilSport Arena (Pasig, Manila, Filipinas)

1º árbitro: Reem Albishi (KSA)
2º árbitro: Panadda Khotsenaphattra (THA)
3º árbitro: Xin Zhu (CHN)
4º árbitro: Gelareh Nazemi (IRN)
Cronometrista: Nurul Janah (MAS)

PORTUGAL10-0 TANZÂNIA (6-0 ao intervalo)

PORTUGAL: Ana Catarina Pereira (GR), Inês Matos, Janice Silva, Fifó, Maria Pereira
Jogaram ainda: Maria Odete Rocha (GR), Helena Nunes, Kaká, Débora Lavrador, Kika, Ana Azevedo (C), Carolina Pedreira, Marta Teixeira e Lídia Moreira
Selecionador nacional: Luís Conceição
Golos: 1-0 Maria Pereira (3'), 2-0 Ana Azevedo (5'), 3-0 Kaká (6'), 4-0 Inês Matos (11'), 5-0 Fifó (13'), 6-0 Kika (16'), 7-0 Fatuma Issa (p.b., 21'), 8-0 Helena Nunes (21'), 9-0 Lídia Moreira (24'), 10-0 Carolina Pedreira (31')
Disciplina: -

TANZÂNIA: Zuhura Waziti (GR), Fatuma Issa, Nasma Manduta, Sabina Mbuga e Winfrida Charles
Jogaram ainda: Gelwa Lugomba (GR), Edina Mkamba, Zainabu Karuka, Yasinta Kaluwa, Helena Mtundagi, Mary Siyame, Rehema Buteme, Zawadi Athuman e Shelda Mafuru
Selecionador nacional: Curtis Reid
Golos: -
Disciplina: cartão amarelo para Edina Mkamba (14'), Winfrida Charles (33')

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o  MEDIA GUIDE para mais informações:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

24 de novembro
11h30 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
18h30 – Treino complementar (ginásio)

25 de novembro
16h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)

26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão

27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)

28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal

30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias