Evento decorreu durante dois dias em Ponta Delgada
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, presidiu à cerimónia de encerramento da 24.ª edição do Fórum de Arbitragem, que decorreu durante dois dias em Ponta Delgada, numa organização do Conselho de Arbitragem da FPF, em estreita colaboração com a Associação de Futebol de Ponta Delgada.
No seu discurso, Pedro Proença explicou que “não há uma boa elite se não houver uma boa base”, destacando que “as associações distritais são a extensão da FPF no movimento associativo”, e que, sem elas “não existia futebol”. Sobre a arbitragem em particular, o presidente da FPF disse que “tem vindo a apresentar credenciais”, mas recordou que “na base é que está tudo, o trabalho semanal de muitos árbitros, com vários jogos por fim de semana e muitas vezes com poucas condições”. E concluiu: “sabemos o que é o futebol distrital e não podemos esquecer o nosso passado, se quisermos pensar no futuro”.

Robert da Câmara, presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, destacou a importância da “continuidade geográfica do território nacional”, mas enalteceu igualmente “os compromissos que saíram do Fórum para o futuro da arbitragem”.
O anfitrião do evento, Luciano Gonçalves, presidente do CA da FPF, dirigiu umas breves palavras aos presentes, para agradecimento pela qualidade dos trabalhos e pela forma como a comitiva foi recebida em Ponta Delgada. Destaque ainda para a presença na mesa de honra de José Borges, presidente da APAF, e de Henrique Calisto, que lidera os destinos da ANTF, para além de Luís Silva, presidente do CA da AF Ponta Delgada.
Antes desta sessão final, houve uma outra, que iniciou o dia, com o Diretor Técnico Nacional de Arbitragem, Duarte Gomes, que abordou o trabalho feito nestes primeiros meses de trabalho, bem com os principais objetivos a atingir a curto e médio prazo. Também Luciano Gonçalves falou aos presentes ainda no âmbito dos trabalhos, respondendo a dúvidas sobre questões de relacionamento diário entre o CA nacional os CA regionais.
Foi feito o reconhecimento ao CA da AF Ponta Delgada pela organização do evento e foram entregues os certificados de participação a todos os participantes. Depois, foi ainda revelada a cidade de Viseu como a próxima anfitriã no Fórum, naquela que será a sua 25.ª edição.
