Liga BPI

Rio Ave e Marítimo empatam

Futebol Fem. - Liga BPI

Golos a abrir a e fechar

O Marítimo largou a lanterna vermelha da Liga BPI, alcançando um empate tardio (1-1, aos 90’+1) em casa do Rio Ave, no encontro para acerto de calendário, relativo à 1.ª jornada.

Moralizadas por 3 jogos sem derrotas, incluindo o empate em casa do Sporting para a Taça da Liga, as recém-promovidas vila-condenses entraram confiantes e colocaram as insulares sempre sob pressão alta.

A madrugadora e demorada decisão (7 minutos) da árbitra Filipa Cunha assinalar grande penalidade, após intervenção VAR, por rasteira de Liliana Gonçalves a Carlota Cristo, ajudou o Rio Ave a ficar por cima.

O Marítimo ainda teve uma oportunidade para responder (15’), quando Sade Heinrichs desperdiçou uma sobra ao segundo poste, na cobrança de canto, mas só voltou a ter um lance intencional aos 45’+2, com um remate de muito longe de Gabi Zidoi.

O resto do tempo da etapa inicial foi jogado quase todo no meio campo insular, mas as ocasiões de golo também se resumiram a duas. Aos 23’, Filipa Ribeiro cabeceou por cima, após uma jogada muito interessante a percorrer toda a largura do terreno e, aos 30’, Rielee Fetty rematou por cima quando estava enquadrada e liberta, servida por um passe atrasado de Mafalda Nunes.

A toada repetiu-se na segunda parte, com o Rio Ave a pressionar sempre de forma eficaz a progressão com bola do Marítimo… até aos 20 minutos finais.

Sem ter conseguido matar o jogo, sobretudo nas ocasiões desperdiçadas por Chardonnay Curran (58’ e 66’) e Carolina Ferreira (70’), o Rio Ave quebrou fisicamente e começou a deixar as adversárias acreditarem na possibilidade de evitarem mais uma derrota.

A primeira ameaça surgiu pela cabeça de Fatumata Sissé (81’), falhando por pouco a emenda de cabeça ao cruzamento largo de Jenna Holz. Mas a assistência primorosa de Fatumata (90’+1) para as costas da defesa vila-condense permitiu a Sara Ferreira converter um penálti em andamento, repondo a igualdade (1-1).

FICHA DE JOGO

RIO AVE FC 1-1 CS MARÍTIMO (1-0 ao intervalo)

Liga BPI
1.ª jornada
Estádio do Rio Ave FC

Árbitra: Filipa Cunha
Assistentes: Sara Cunha e Bebiana Soares
Quarta árbitra: Cátia Leitão
VAR: Sérgio Piscarreta
AVAR: Pedro Sousa

RIO AVE FC: Cassie Coster; Rielee Fetty, Inês Matos, Mafalda Nunes (Cristiana Martins, 46’), Chardonnay Curran, Regina Pereira [cap], Ana Assucena, Madison Wolfbauer, Filipa Ribeiro (Ana Carolina Ferreira, 46’), Carlota Cristo (Mélissa Gomes, 78’) e Madalena Contente.
Suplentes não utilizadas: Andrea Neves, Nikole Solis, Paulinha Ferreira, Beatriz Conduto, Mariana Malva e Maria Rodrigues.
Treinador: João Marques
Disciplina: amarelo a Madalena Contente (90’).

CS MARÍTIMO: Nicole Panis; Jenna Holtz, Sade Heinrichs, Gabi Zidoi, Rita Coutinho, Sara Ferreira, Érica Costa [cap], Inês Freitas (Carol Ferreira, 60’), Catarina Abreu (Joana Silva, 75’), Liliana Gonçalves (Leah de Oliveira, 60’) e Fatumata Sissé.
Suplentes não utilizadas: Bárbara Santos, Carolina Nunes, Diana Freitas e Lara Costa.
Treinador: Luís Gabriel
Disciplina: amarelo a Catarina Abreu (71’) e Joana Silva (83’).

Golos: 1-0, Madison Wolfbauer (11’, gp); 1-1, Sara Ferreira (90’+1).

Sara Ferreira não perdoou

Já no período de compensação (90’+1), Sara Ferreira repôs a igualdade (1-1) que tirou o Marítimo da incómoda última posição na Liga BPI, correspondendo da melhor forma a um passe primoroso de Fatumata Sissé, que foi um permanente quebra-cabeças para a defensiva do Rio Ave e ela própria autora de uma finalização (81’) que, por pouco, não antecipou o empate.

 


;

Notícias