Reconhecimento pela candidatura vencedora do Mundial 2030
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi distinguida esta quinta-feira, na sexta edição da Gala dos Prémios Empresariais do Desporto, que decorreu na Estufa Fria, em Lisboa, numa iniciativa ibérica promovida pela Fundação do Desporto e pela Fundación Patrocina un Deportista.
O evento, que celebra a ligação entre o mundo empresarial e o universo desportivo, distingue anualmente personalidades, empresas e instituições que, através do investimento e do compromisso social, contribuem para o desenvolvimento do desporto com base em valores como superação, força, coragem e resiliência.
António Laranjo, diretor da FPF e coordenador da candidatura ao Mundial 2030 de Futebol, que reúne a Federação Portuguesa de Futebol, a Real Federação Espanhola de Futebol e a Real Federação Marroquina de Futebol, recebeu o Prémio Ibérico “Fundación Patrocina un Deportista”, distinção que reconhece projetos ímpares no desporto promovidos por cidadãos ou organizações de Portugal e Espanha.
A organização conjunta do Mundial de 2030 foi destacada como um exemplo de cooperação e sinergia entre países, contribuindo para o fortalecimento das relações ibéricas, para a construção europeia e para a aproximação entre a Península Ibérica, o Magrebe e, em particular, Marrocos.
A Gala reconheceu ainda diversas personalidades e projetos que se destacaram em diferentes áreas do desporto e da responsabilidade social:
- Prémio Talento Desportivo: Isaac Nader
- Prémio Promoção da Saúde e Atividade Física: Ginásios Lemonfit
- Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência: Margarida Lapa
- Prémio Projeto Social Desportivo: Jerónimo Martins Wellness Centre
- Prémio Apoio ao Desporto: Projeto “Heróis Betano”
- Prémio Inclusão pelo Desporto: Projeto “Incluir”
- Prémio Inovação no Desporto: Startup Hoopers
- Prémio Mulher, Empresa e Desporto: Ana Figueiredo (CEO da Altice Portugal)
- Prémio Prestígio “Fundação do Desporto”: Fernando Pimenta
