Seleção A Futsal

Jorge Braz: "Queremos ser Portugal"

Futsal - Seleção A

O Selecionador Nacional fez a análise aos adversários, traçou objetivos e destacou o fator positivo de jogar sempre no mesmo país.

O sorteio do Campeonato da Europa de Futsal 2026, que se disputa na Eslovénia, Letónia e Lituânia, foi realizado esta sexta-feira na Zalgirio Arena, em Kaunas. Portugal ficou inserido no Grupo D juntamente com Itália, Polónia e Hungria.

RESULTADO DO SORTEIO
CALENDÁRIO DE JOGOS

A Equipa das Quinas disputará a fase de grupos na Eslovénia, sendo que a fase a eliminar também será nesse país.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, - que vai para o sexto europeu (2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2026) - e João Marreiros, Team Manager, estiveram em representação da FPF no sorteio. Ricardinho, lenda do futsal mundial e melhor marcador de sempre nas fases finais com 22 golos, foi o embaixador do sorteio e revelou o novo troféu da competição.

HISTÓRICO COM ITÁLIA
Olhando para o histórico de confrontos, Portigal já defrontou os antigos campeões europeus (2014 e 2003) em 21 ocasiões. A Equipa das Quinas soma quatro vitórias, sete empates e dez derrotas frente aos transalpinos. A última vez que se defrontaram foi em abril de 2024, em jogos de preparação em Vila do Conde.
HISTÓRICO COM HUNGRIA
Portugal já enfrentou a Hungria por onze vezes. A formação triunfou em nove ocasiões e perdeu por duas vezes. 2015 é o ano do último embate frente aos magiares, também em jogo de preparação.
HISTÓRICO COM POLÓNIA
Diante da Polónia, Portugal soma 14 vitória, um empate e uma derrota. As duas equipas defrontaram-se pela última vez em fevereiro de 2021, na fase de qualificação para o Europeu de 2022, que viria a ser conquistado por Portugal.

Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos). A fase final será disputada entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026.

Em reação ao sorteio, Jorge Braz, Selecionador Nacional, fez a análise aos adversários, traçou objetivos e destacou o fator positivo de jogar sempre no mesmo país:

"São três adversários fortes. Itália tem vindo a impor-se com qualidade, fez agora um playoff muito bom e eliminou o Cazaquistão. Todos conhemos os jogadores italianos, é uma equipa forte. Tem jogadores com um nível muito bom. A Polónia tem evoluído imenso, chegou agora à final da Taça das Nações com o Brasil, fez excelentes jogos. Do ponto de vista competitivo e da organização, a Polónia está naquele patamar para 'incomodar' quem tradicionalmente se considera mais forte. É uma equipa que está a competir muito bem e que vai ser exigente. A Hungria tem um selecionador espanhol extremamente competente e que está a tentar colocá-los num nível acima. Com todo o mérito se qualificou. Olhando para o grupo, são três adversários diferentes, mas três equipas extremamente organizadas e competitivas. O mais importante é a forma como nos vamos preparar para vencer o grupo. Queremos olhar para nós, a seleção mais importante do grupo somos nós".

"Com um período de preparação curto, iniciar o Europeu no dia seguinte, por estarmos no Grupo D, pode ser uma vantagem. Logisticamente ficar sempre no mesmo país [Eslovénia] também é positivo. Esse lado de organização, logística e preparação é sempre mais valorizado nestes sorteios. Nesse sentido, o sorteio foi bom para nós"

"Queremos ser Portugal, o objetivo é vencer o grupo. Neste momento, num Campeonato da Europa não há escolhas fáceis, é tudo muito homogéneo, qualquer surpresa pode acontecer. É só vermos os jogos de preparação recentes, várias surpresas, seleções de ranking inferior a vencer as de cima. É tempo de organizar muito bem a preparação. Mais do que preparmos os adversários é importante prepararmo-nos a nós próprios. Isso é fundamental, queremos estar bem".

 


;
;
24 de Outubro 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias