João Pedro Mendonça: “Melhorar as condições laborais dos médicos"

Portugal Football Summit

Presidente da AMEF - Associação de Médicos e Enfermeiros de Futebol destaca trabalho que começou há 30 anos

A AMEF - Associação dos Médicos e Enfermeiros de Futebol cumpre o seu 30º aniversário e o presidente, João Pedro Mendonça, esteve presente no Portugal Football Summit para dar conta do trabalho que tem sido realizado e dos desafios que se seguem. De referir que este fim de semana, na Cidade do Futebol, a AMEF realizou o primeiro Congresso Internacional de Medicina do Futebol.

“A AMEF foi registada em 1995 no Porto, pelo dr. Domingos Gomes e mais cinco colegas. Desde então, houve vários responsáveis por esta Associação, eu estou há muitos anos, porventura demasiados anos, legitimado pela não delimitação de mandatos, que eu concordo que, de facto, não haja. Temos  feito algumas coisas, que nos faz pensar que não temos estado mal”, começou por referir o presidente da AMEF.

Uma das principais funções da AMEF é “pôr em prática a  formação dos médicos que fazem parte dos departamentos clínicos, embora, talvez de forma errada, com atenção maior dada aos clubes da I e II Ligas”.  Por outro lado, sublinha que a instituição que dirige “tem tentado procurar apetrechar os departamentos médicos dos clubes com melhores condições de trabalho”.

“Temos de trabalhar no sentido de melhorar as condições laborais dos médicos. Nessa função funcionamos quase como um Sindicato, posso falar de mim, do Nélson Puga e do Rui Miller, autênticos ‘dinossauros’, andamos há muitos anos nisto e temos concorrido a alguns concursos abertos da FPF, que nos levou a apetrecharmo-nos de forma que nos satisfaz em termos de emergência médica”, prosseguiu.

Filipe Serralva, Diretor Médico do Centro de Formação da AMEF, também interveio no painel, tendo destacado a contribuição da Associação junto dos clubes, ao dar formação em cursos de Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida. “Temos feito a  nossa missão em todo o Portugal e Ilhas. Temos muita paixão no que fazemos e sabemos que podemos fazer a diferença no maior valor que há, a vida”, destaca.    


;

Notícias