Direção de Saúde e Performance prepara a nova época

FPF

Encontro anual contou com presença da Secretária-Geral da FPF Helena Pires

Os profissionais da Direção de Saúde e Perfomance (DSP) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) participam, este sábado, no FPF Arena Portugal, na reunião anual de preparação da nova temporada desportiva.

A Secretária-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, Helena Pires, marcou presença neste momento de arranque da época, numa sessão de abertura que contou ainda com José Carlos Noronha, diretor clínico da DSP, Paulo Beckert, diretor de Saúde, e João Brito, Diretor de Performance e Investigação.

Diogo Jota e ao seu irmão André Silva não foram esquecidos neste momento, com todos os presentes a realizarem um sentido minuto sentido no início dos trabalhos. 

Ainda antes da sessão de abertura, Helena Pires, fez o lançamento da sessão, em declarações ao Canal 11: "São mais de oitenta profissionais nesta Direção da FPF. É um momento de agregação de todos eles, onde obviamente a Direção teria de estar presente, para dar também este apoio. Para nós, a área da Saúde e da Perfomance é muito relevante, nomeadamente naquilo que compete às nossas seleções."

"Com esta equipa liderada pelo Dr. José Carlos Noronha, pelo Dr. Paulo Beckert e pelo Professor João Brito, acho que estamos ao mais alto nível, com os melhores profissionais, da área da saúde e, portanto, será seguramente uma jornada bem relevante e que marcará aquilo que vem daí pela frente, com as nossas seleções", sublinhou.

A Secretária-Geral da FPF entende que "será seguramente uma jornada que marcará o resto da nossa época. Para nós, é muito importante ter aqui esta comunidade médica junta, para perceberem como será a nossa época desportiva, que seguramente será de grande relevância e impacto, para a preparação também do nosso Mundial e de outras competições importnates".

Paulo Beckert, Diretor de Saúde, sublinhou a importância deste encontro para os profissionais de saúde e performance da FPF: “os objetivos deste encontro que se realiza anualmente é debater e preparar a próxima época, em vários aspectos da sua organização e também aproveitar o momento para trabalhar alguns temas específicos que são transversais na atuação das equipas assistenciais às seleções”.

O Diretor de Saúde da FPF explicou ainda a organização do departamento: “está agrupado sob formas de equipas multidisciplinares: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas e psicólogos”.

Por fim, o médico especialista em Medicina Desportiva e do Exercício é claro: “os objetivos para a época 2025-2026 é ajudarmos a ganhar”.

O encontro, que se estende até ao final desta tarde, permitirá que a equipa debata, em conjunto, vários assuntos e exemplos clínicos, promovendo a uniformização de processos em todas as áreas de intervenção. A reunião ainda visa preparar a nova temporada e os consequentes estágios das Seleções Nacionais, num importante momento de partilha de conhecimentos e convívio entre todos os elementos da USP que constituem as diversas áreas e equipas assistenciais às seleções, árbitros e eventos. 

O dia repleto para os presentes na FPF Arena Portugal tem um programa compostos por três partes: temas cínicos ou desportivos de interesse para a DSP, procedimentos e escalas das equipas DSP 25/26 e ainda uma atividade de "team building".

O complexo federativo será também palco até ao fim do dia de intervenções sobre a estrutura técnica-desportiva da FPF,  o modelo de intervenção da Psicologia e a discussão em equipa/grupo sobre "A lesão e o Seguro Desportivo".


;