Superioridade evidenciada

Seleção Sub-21

Portugal vence Gibraltar por 11-0 e é líder isolado do grupo. Igualada maior vitória de sempre do escalão.

A Seleção Nacional Sub-21 construiu uma vitória sólida e expressiva sobre Gibraltar, na quarta ronda da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2027: 11-0 para os comandados de Luís Freire. 

Portugal somou a quarta vitória noutras tantas jornadas e ainda igualou os 11-0 correspondentes ao triunfo mais expressivo registado pelos lusos neste escalão.

Portugal lidera o grupo de forma isolada, agora com doze pontos, fruto das três vitórias diante de Azerbaijão (5-0), Escócia (2-0), Bulgária (3-0) e Gibraltar (11-0).

Filme do jogo:

A superioridade portuguesa era algo previsto antes do encontro e os primeiros minutos do encontro vieram comprovar isso mesmo, apesar das alterações no onze inicial promovidas por Luís Freire.

Rodrigo Mora e Gustavo Varela deram os avisos iniciais ainda dentro dos primeiros três minutos, mas ao minuto oito, Diogo Travassos viria mesmo a inaugurar o marcador, correspondendo, com um desvio subtil, a um cruzamento magistral de Mathias de Amorim.

Não foi preciso esperar muito para ver o segundo golo. Desta feita foi Gustavo Varela a aparecer de cabeça no coração da área e a atirar para o fundo da baliza, dando a melhor sequência possível ao cruzamento de Diogo Travassos que, em onze minutos, já somava um golo e uma assistência. Destaque igualmente para Gustavo Varela que somou o segundo jogo consecutivo a faturar pela Seleção Nacional de Sub-21.

Com uma diferença de dois golos no marcador, Portugal começou a gerir o ritmo do jogo e o terceiro golo surgiu apenas ao minuto 28, com Rodrigo Mora a marcar de cabeça mais um belo golo. Quarto tento do internacional português que tem feito golos em todos os jogos nesta fase de apuramento, até ao momento. 

Portugal foi, assim, com uma vantagem de três golos para o intervalo, confirmando a superioridade inicialmente prevista, antes do encontro.

A segunda parte começou praticamente com novo golo português, em mais uma estreia a marcar. Incursão de Carlos Forbs pela direita, cruzamento ligeiramente atrasado para a grande área, onde surge o recém-entrado Fábio Baldé a encostar para o quarto golo português. Segunda assistênia de Forbs no encontro e primeiro golo de Baldé de Quinas ao peito. 

Não foi preciso esperar muito mais tempo até novo golo português, desta feita por intermédio de Mateus Fernandes que com um remate central à entrada da área, correspondeu da melhor forma a uma incursão pela esquerda de Fábio Baldé.

O sexto golo português chegou no minuto seguinte, por intermédio de Gabriel Brás. O defesa-central subiu às alturas e atirou para o sexto golo português. 

Rodrigo Mora e Mateus Fernandes podiam ter marcado o sétimo golo ao minuto 62', sendo que esse chegou cinco minutos depois por intermédio de Gustavo Varela (67') que, após assistência de Chissumba, bisou na partida.

Após o seu segundo golo, Gustavo Varela foi rendido na partida por Youssef Chermiti e o ponta-de-lança precisou apenas de dois minutos para inscrever o seu nome na lista de marcadores, com o oitavo tento português. Grande cruzamento de Fábio Baldé a encontrar o ponta-de-lança solto de marcação na grande área. 

A Equipa das Quinas não iria fechar a partida com oito golos marcados, sendo que também Diogo Travassos, aos 83 minutos, aproveitou para bisar na partida, fazendo o 9-0.

Portugal chegou à dezena de golos ao minuto 90, na conversão de uma grande penalidade conquista por Fábio Baldé. Gustavo Sá não tremeu na conversão e fez o décimo golo português.

O resultado, contudo, só ficou fechado ao minuto 90+2', com o golo da noite. Geovany Quenda rematou fortíssimo do meio da rua, a bola a bater ainda na parte inferior da barra, antes de entrar. Um golaço que garantiu que a partida terminasse com o igualar da maior vitória de sempre do escalão, em jogos oficiais.

Portugal venceu 11-0, é o melhor ataque e a melhor defesa do grupo e, com este triunfo, capitalizou, da melhor forma, o desaire da Chéquia na Bulgária, para saltar para a liderança isolada do grupo.

FICHA DE JOGO

Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa Sub-21 2027
4.ª Jornada do Grupo B
Europa Point Stadium, Gibraltar

Árbitro: Milos Gigovic (BIH) 
Árbitros assistentes: Damir Lazic (BIH) e Josip Colic (BIH) 
Quarto árbitro: Dragan Kesic (BIH)  

GIBRALTAR 0-11 PORTUGAL (0-3 ao intervalo)

GIBRALTAR (11 inicial): Harry Victor, Patrick Mcclaferty (Karim Bousselham, int.), Kevan Gonzalez (Evan Busto, 54'), Julian Britto, Tayler Carrington, Javan Peacock (Luca Scanlon, 77'), Han Stevens, Jaiden Bartolo (James Caetano, 77'), Jesse Gomez (Leon Mason, 67'), Kai Mauro e Liam Jessop.
Suplentes não utilizados: Ryan Smith, Amos Federico, Angelo Parody, Carl de Torres.
Treinador: David Ochello
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo a Julian Britto (89')

PORTUGAL (11 inicial): André Gomes, Diogo Travassos, Gabriel Brás, João Muniz, Francisco Chissumba, Mateus Fernandes - Cap., Mathias de Amorim (João Simões, 62'), Rodrigo Mora (Gustavo Sá, 62'), Carlos Forbs (Geovany Quenda, 62'), Roger Fernandes (Fábio Baldé, int.) e Gustavo Varela.
Suplentes não utilizados: João Carvalho, Martim Fernandes, Tiago Gabriel, Diego Rodrigues e Youssef Chermiti.
Treinador: Luís Freire
Golos: 0-1 por Diogo Travassos (8'); 0-2 por Gustavo Varela (11'); 0-3 por Rodrigo Mora (28'); 0-4 por Fábio Baldé (51'); 0-5 por Mateus Fernandes (56'); 0-6 por Gabriel Brás (57'); 0-7 por Gustavo Varela (67'); 0-8 por Youssef Chermiti (70'); 0-9 por Diogo Travassos (83'); 0-10 por Gustavo Sá (90')
Disciplina: cartão amarelo a Gabriel Brás (48')

Eis a lista completa: 

Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Fernandes (FC Porto) e João Carvalho (SC Braga);

Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Francisco Chissumba (FC Alverca), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Muniz (Sporting CP), Martim Fernandes (FC Porto), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia);

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Simões (Sporting CP), Mateus Fernandes (West Ham United FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão) e Rafael Luís (RC Strasbourg);

Avançados: Carlos Forbs (Club Brugge KV), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Gustavo Varela (Gil Vicente FC), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (SC Braga) e Youssef Chermiti (Rangers FC);

Programa geral:

15 de outubro | 4.ª feira
10h15: partida para Lisboa
10h20: chegada a Lisboa

*Horas locais. Em Gibraltar é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;

Notícias