Rafael Quintas (MVP do torneio), Romário Cunha, Daniel Banjaqui, Mauro Furtado e Duarte Cunha
A UEFA divulgou, esta quinta-feira, a equipa ideal do Campeonato da Europa de sub-17, que decorreu em Tirana, na Albânia, e no qual Portugal se sagrou campeão, após vencer a França na final, por 3-0.
Portugal está representado nessa 'dream team' com cinco jogadores. A saber: o médio Rafael Quintas, eleito o melhor jogador do torneio, o guarda-redes Romário Cunha, os defesas Daniel Banjaqui e Mauro Furtado, e o extremo Duarte Cunha.
Sobre Rafael Quintas, o organismo que superintende o futebol europeu destacou a sua capacidade de liderança, o cabeceamento com que apontou o primeiro golo do Europeu e a eficácia no passe.
Romário Cunha impressionou o painel de Observadores Técnicos da UEFA com a sua consistência e segurança dentro e fora dos postes, o que o ajudou a travar três grandes penalidades na meia-final contra a Itália.
O defesa Daniel Banjaqui foi eleito pela facilidade que tem em ajudar o ataque sem comprometer as tarefas defensivas. Também se destacou nas combinações com os colegas mais adiantados e nos duelos um contra um.
Por seu turno, o central Mauro Furtado impressionou pelos atributos de líder na retaguarda, a força e os recursos técnicos.
Destaque, ainda, para a escolha de Duarte Cunha, justificada pela velocidade que imprimiu ao jogo de Portugal e a influência que teve nas transições ofensivas. Os responsáveis da UEFA também fizeram notar que Duarte Cunha nunca se coibiu de apoiar a sua equipa também nos processos defensivos.
