Futebol Praia Masculino

Arranque vitorioso

Futebol Praia - Seleção A

Seleção vence Turquia, por 3-12, na 1ªJornada da Liga Europeia

A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta sexta-feira, a congénere da Turquia, por 3-12, no arranque da primeira ronda da Liga Europeia, em Espanha.

A Equipa das Quinas soma, assim, os primeiros três pontos na prova, com golos de André Lourenço (2), Tim (2), Léo Martins (2), Bernardo Lopes, Jordan Santos,  Bê Martins, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante e Miguel Pintado.

Os Heróis da Areia, atuais campeões da europa, iniciam a defesa do título em terra de "nuestros hermanos", na primeira etapa da prova, com jogos na Real Plaza de Toros, em Puerto de Santa Maria, uma cidade localizada na província de Cádis, Andaluzia. No Grupo B, o conjunto nacional mede forças ainda com as equipas da França (24 de maio) e Polónia (25 de maio).

No final das quatro rondas iniciais da competição, as sete equipas que somarem o maior número de pontos qualificar-se-ão para a tão desejada Superfinal, a ter lugar em Viareggio (Itália), de 9 a 14 de setembro.

A Equipa das Quinas chega a este embate inaugural com muitas razões para sorrir, depois de Bê Martins ter sido eleito, esta quinta-feira, como o melhor jogador do mundo, com Pedro Mano a levar também o galardão de melhor guarda-redes.

O Selecionador Nacional, Mário Narciso, conta com todos os 12 jogadores disponíveis para este importante momento de competição.

Quanto ao jogo, a Equipa das Quinas entrou com vontade de mostrar que quer reconquistar novamente a Europa, com três golos a dominar o primeiro período, da autoria de André Lourenço, Bernardo Lopes e Tim, levando o marcador a 0-3 para o primeiro descanso.

As primeiras palavras de Mário Narciso deram resultado, com o pé canhão da Nazaré, Jordan Santos, a dilatar a vantagem lusitana, com um bonito golo logo no primeiro minuto. Um minuto depois, Efe Lorenzo ainda reduziu, mas Léo Martins, logo de seguida reestabeleceu a distância numérica. 

Os turcos queriam mostrar serviço e tanto que pressionaram que conseguiram chegar aos três, com um auto-golo de Bernardo Lopes (5', 2ºP) e tento de Ege (9', 2ºP). A partir daí só deu Portugal, com o melhor do mundo a fazer das suas. Aos nove minutos do segundo tempo tudo parecia fácil para Bê Martins, a executar de forma perfeita um chapéu, de livre direto. Um minuto depois foi Léo Martins, a cobrar de forma perfeita uma grande penalidade, para Rodrigo Pinhal, a um minuto do fim, a cilindrar a baliza adversária, na cobrança de um livre puxado para a esquerda do terreno, com o marcador a ir a 3-8 para o último período.

A decisiva parte começou com festejos dos Heróis da Areia, com André Lourenço a cabecear para o fundo das redes de Burak, após canto cobrado por Bê na direita. Brilhante, Rúben! O jovem ala luso a finalizar de forma perfeita, com um remate de primeira, a passe de Diogo Dias. Quando parecia que tudo estava fechado, irreverente Tim faz o 11º golo, de cabeça, com Bê Martins a assistir, aos 11 minutos. Ainda houve tempo para mais um com o que não poderia faltar: uma bicicleta de Miguel Pintado. O pivot português dominou de peito o passe do melhor do mundo, elevou-se e executou o remate acrobático, sem hipóteses de defesa para o guardião oponente.

Mapa de Internacionalizações

Calendário de Jogos

Ficha de Jogo

Liga Europeia - 1ªEtapa
1ªJornada
Real Plaza de Toros (Puerto de Santa Maria, Espanha)

TURQUIA - PORTUGAL

1ºÁrbitro: Ojaos Valera Alejandro (ESP)
2ºÁrbitro: Davide Innaurato (ITA)
3ºÁrbitro: Attila Balint (ROU)
Cronometrista: Raffaele Delvecchio (SMR)

1ºP - 0-3
2ºP - 3-8
3ºP - 3-12

TURQUIA (cinco inicial): Burak (GR), Oguzhan, Emrah - CAP, Efe Lorenzo e Huseyin
Jogaram ainda: Tarik (GR), Sarper, Ugur, Kocaman, Ege, Furkan e Can
Selecionador Nacional: Ozan Yilmaz
Disciplina: cartão amarelo para Ege (9' e 10', 2ºP) e Efe Lorenzo (11', 2ºP); cartão vermelho para Ege (10', 2ºP)

PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - CAP, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda: Diogo Dias (GR), Bernardo Lopes, André Lourenço, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Léo Martins, Miguel Pintado e Tim
Selecionador Nacional: Mário Narciso
Disciplina: cartão amarelo para Jordan Santos (1', 2ºP)

Golos: 0-1, André Lourenço (4', 1ºP); 0-2, Bernardo Lopes (5', 1ºP); 0-3, Tim (10', 1ºP); 0-4, Jordan Santos (1', 2ºP); 1-4, Efe Lorenzo (2', 2ºP); 1-5, Léo Martins (3', 2ºP); 2-5, Auto-Golo Bernardo Lopes (5', 2ºP); 3-5, Ege (9', 2ºP); 3-6, Bê Martins (9', 2ºP); 3-7, Léo Martins (10', 2ºP); 3-8, Rodrigo Pinhal (11', 2ºP); 3-9, André Lourenço (9', 3ºP); 3-10, Rúben Brilhante (10', 3ºP); 3-11, Tim (11', 3ºP); 3-12, Miguel Pintado (12', 3ºP)

Programa Geral:

24 de maio | sábado
16h30 PT: Jogo: Portugal x França

25 de maio | domingo
16h30: Jogo: Portugal x Polónia


;