Vitória sobre o Senegal (2-3) permite aos Heróis da Areia subir ao terceiro degrau do pódio.
A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, este domingo, a congénere do Senegal, por 2-3, no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares do Campeonato do Mundo FIFA 2025.
Nas Ilhas Seicheles, os Heróis da Areia sobem, assim, ao terceiro degrau do pódio.
A final do Mundial 2025 será jogada entre Bielorrússia e Brasil, às 16h30 portuguesas, no Paradise Arena, em Victoria, a capital deste deslumbrante arquipélago plantado no Oceano Índico.
DECLARAÇÕES
Bê Martins eleito homem do jogo
MEDIA GUIDE

Quanto ao jogo, o duelo iniciou-se tímido com ambas as nações a respeitarem-se mutuamente, com fortes batalhas no centro do terreno. Aos três minutos, os africanos chegaram à vantagem, com um remate cruzado de Ninou Diatta, com o esférico ainda a tocar em Mano, mas acabando por entrar na baliza lusa.
Um minuto depois surgiu a resposta portuguesa, com a jogada a começar no guardião nacional, a encontrar Bê Martins, para o virtuoso ala descobrir André Lourenço. O camisola número três serviu, de cabeça, Brilhante, que sem deixar a bola tocar no solo, atirou para uma extraordinária defesa de Ali Seyni Ndiaye.
A Equipa das Quinas continuou a elevar o ritmo de jogo, não conseguindo ainda assim ferir a baliza oponente, levando o marcador a 1-0 para o primeiro descanso.
O segundo tempo começou com nova ameaça lusa, desta feita por Jordan Santos. O pé canhão da Nazaré apanhou o esférico à entrada da área, aos dois minutos, puxou a culatra atrás e só o poste direito do Senegal impediu o golo da igualdade.

O combate permaneceu intenso, com ambos os conjuntos a apostar na transição rápida, com a bola a teimar em não entrar, depois de grandes oportunidades criadas pelos comandados de Mário Narciso. Com um segundo período intenso mas sem golos, constituindo quase uma antítese ao que estamos acostumados nesta rica modalidade que tantas emoções nos trás, as decisões foram levadas para o último e derradeiro tempo.
Portugal queria e teve, logo a abrir a terceira parte, um golo que há muito merecia e não poderia desejar em melhor estilo. Jordan Santos, na esquerda, centrou para Léo Martins, que com todo o engenho e magia, finalizou de calcanhar para o tento do empate.
Os senegaleses voltaram a faturar, aos sete minutos, com um potente remate de Sidy Fall, de livre direto, sem hipóteses de defesa para Pedro Mano, com o esférico a entrar no ângulo direito da baliza. No entanto, o conjunto nacional guardou toda a emoção para os intantes finais, com Rui Coimbra a dar o mote, aos oito minutos, com um golo cheio de oportunidade e engenho.
O tento da vitória foi apontado por André Lourenço, aos dez minutos, após converter de forma exemplar uma grande penalidade, conquistando, assim, a medalha de bronze para a Seleção Nacional de Futebol de Praia.

Ficha de Jogo
Campeonato do Mundo FIFA Seychelles 2025
Jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares
The Paradise Arena (Victoria, Mahé)
SENEGAL - PORTUGAL
1ºÁrbitro: Mariano Romo (ARG)
2ºÁrbitro: Aurelien Planchais-Godefroy (TAH)
3ºÁrbitro: Nayim Kosimov (UZB)
4ºÁrbitro: Jorge Tunon Moran (PAN)
Cronometrista: Vladimir Tashkov (BUL)
1ºP: 1-0
2ºP: 1-0
3ºP: 2-3
SENEGAL (cinco inicial): Ali Seyni Ndiaye (GR) - CAP, Ninou Diatta, Mamadou Sylla, Amar Samb e Mandione Diagne
Suplentes: Ousseynou Faye (GR), Papa Ndoye, Seydina Gadiaga, Sanou Laye Thiaw, Raoul Mendy, Mamour Diagne e Sidy Fall
Selecionador Nacional: Oumar Sylla
Disciplina: --
PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - CAP, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Suplentes: Rúben Regufe (GR), Bernardo Lopes, André Lourenço, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Tim e Miguel Pintado
Selecionador Nacional: Mário Narciso
Disciplina: --
Golos: 1-0, Ninou Diatta (3', 1ºP); 1-1, Léo Martins (2', 3ºP); 2-1, Sidy Fall (7', 3ºP); 2-2, Rui Coimbra (8', 3ºP); 2-3, André Lourenço (10’, 3 P)

Sobre as Seicheles:
Localizadas no Oceano Índico, as Ilhas Seicheles são formadas por 115 ilhas e fazem parte do continente africano. Um arquipélago com cerca de 85 mil habitantes, sendo Victoria a sua capital, situada em Mahé. O clima é quente o ano todo, com temperaturas médias entre os 24ºC e 32ºC, com o país a ter três idiomas oficiais: inglês, francês e crioulo seichelense. A moeda oficial é a rúpia (SCR, Sr ou SRe), conhecida em crioulo como roupi.
É neste privilegiado destino de praias coralinas, clima tropical e surpreendentes paisagens naturais que os melhores jogadores de futebol de praia lutaram pela glória eterna. As ilhas mais visitadas são as que concentram maior oferta de serviços, Mahé, Praslin e La Digue, embora também haja outras opções de grande interesse.